Rua Conde de Araruama, 425 – Centro Quissamã – RJ – Cep: 28.735-000

Secretarias

Nota Fiscal

Transparência

Diário Oficial

Serviços

Ouvidoria e E-sic

Tempo Agora

  • Home
  • Quissamã: Março Lilás com atividades educativas

Quissamã: Março Lilás com atividades educativas

A Secretaria de Saúde, por meio dos Programas Saúde da Mulher e Divisão de Vigilância em Saúde do Trabalhador, realizou na manhã desta terça-feira (15), no Centro de Saúde Benedito Pinto das Chagas, uma ação de conscientização para as funcionárias terceirizadas de serviços gerais da prefeitura, sobre o Março Lilás, mês de prevenção do câncer do colo de útero.
Bruna Souza, coordenadora do Programa de Saúde da Mulher, abriu o evento falando sobre a importância do autocuidado. “O HPV é a infecção sexualmente transmissível mais frequente no mundo. Em mulheres, ela pode desencadear câncer de colo de útero e por isso, é fundamental que as meninas de nove a 14 anos e os meninos de 11 a 14 anos sejam vacinados. Em Quissamã, elas encontram os imunizantes em todas as Unidades de Saúde da família – USF”, declarou Bruna.
A infecção pelo HPV é muito frequente, mas transitória, regredido espontaneamente na maioria das vezes. No pequeno número de casos nos quais a infecção persiste e, especialmente, é causada por um tipo viral oncogênico (com potencial para causar câncer), pode ocorrer o desenvolvimento de lesões precursoras, que se não forem identificadas e tratadas podem progredir para o câncer, principalmente no colo do útero, mas também na vagina, vulva, ânus, pênis, orofaringe e boca.
Bruna também falou sobre a necessidade do preventivo estar em dia. “Todos os tipos de ações que possam prevenir a doença, são fundamentais. A usuária pode agendar o exame na USF em que é cadastrada, mas vale ressaltar que os Agentes Comunitários de Saúde – ACS, também realizam a busca ativa. O importante é comparecer de forma espontânea ou, ao ser chamada”, finalizou.
A Estratégia de Saúde da Família – EST, em parceria com as Ações Programáticas e os Programas tanto de Planejamento Familiar, quanto de IST / HIV e Hepatites Virais, também participaram do evento com palestras sobre alimentação saudável para combater a obesidade e ajudar na prevenção do câncer e sobre as ISTs. Foram ofertadas vacinas de Hepatite B e Antitetânica, testes de glicemia, Covid-19 e de sífilis.
A enfermeira do programa IST/Aids e Hepatites Virais, Rosimeri Braga, abordou o tema sobre as medidas de prevenção das infecções sexualmente transmissíveis. A atividade educativa, esclareceu dúvidas a respeito e as interessadas foram informadas que podem procurar as unidades para realizarem testes de HIV, sífilis e Hepatite B e C.

Galeria de Fotos

cadastro enviado com sucesso

Seu Cadastro foi enviado com sucesso e será analisado por nossa equipe.