Quissamã marca presença no Seminário de Consolidação da Educação Escolar Quilombola em Brasília

O município de Quissamã participou, recentemente, do Seminário de Consolidação da Educação Escolar Quilombola realizado em Brasília. O município foi representado pela diretora comunitária de Machadinha, Janaína Pessanha, que trouxe importantes contribuições e experiências para o evento. Quissamã foi o primeiro município da região Norte Fluminense contemplado com o programa do Ministério da Educação.

A presença de Quissamã no seminário é fruto de um convênio estabelecido com o MEC, em parceria com a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), no ano passado, visando o processo de formação continuada da educação escolar quilombola.

Segundo a secretária de Educação, Helena, essa iniciativa tem como objetivo enriquecer o processo educacional local, promovendo reflexão antirracista e empoderamento da comunidade. “Compartilhar experiências nos enriquece e nos permite desenvolver atividades que contribuam para uma educação de qualidade”, destacou a secretária de Educação Helena Lima.

Janaína Pessanha enfatizou a importância do projeto, destacando a parceria estabelecida com a comunidade local. “Estamos trazendo a vivência da comunidade para dentro da escola e vice-versa, e esse processo de formação é fundamental nesse sentido. Dentro de tudo que pude ver e ouvir, tenho certeza que em Quissamã estamos no caminho certo”, afirmou a diretora comunitária.

Segundo a coordenadora de Gestão Pedagógica da secretaria municipal de Educação, Joelma Passos, o curso de Educação Quilombola do MEC contempla, os profissionais da Escola Felizarda Maria da Conceição Azevedo, em Machadinha, e também da Escola Municipal Professora Maria Ilka de Queirós e Almeida, em Santa Catarina.

“A partir do 6º ano, as crianças da Educação Quilombola são recebidas em outra escola e é importante que estejamos preparados para oferecer um ambiente educacional que respeite e valorize a cultura e a identidade desses estudantes quilombolas”, ressaltou Joelma.

Quissamã se destaca como referência no ensino quilombola, com a Escola Municipal Felizarda Maria da Conceição em Machadinha atendendo 170 jovens em tempo integral. A escola segue as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Escola Quilombola, conectando-se à história e memória do território. Desde a implementação da educação quilombola em 2017, o foco tem sido fortalecer esse modelo, abordando igualdade racial, antirracismo e, de maneira única, a tradição quilombola e aspectos culturais.