Rua Conde de Araruama, 425 – Centro Quissamã – RJ – Cep: 28.735-000

Secretarias

Nota Fiscal

Transparência

Diário Oficial

Serviços

Ouvidoria e E-sic

Tempo Agora

Quissamã lança Projeto Avança para impulsionar aprendizagem de mais de 4,5 mil estudantes

A Prefeitura de Quissamã, através da Secretaria Municipal de Educação, lançou neste ano letivo, em todas as unidades de ensino da rede municipal, mais um projeto que busca combater atrasos na aprendizagem dos alunos. Trata-se do “Avança”, que já está sendo executado neste semestre nas 16 unidades da rede por professores e equipe pedagógica. Mais de 4,5 mil estudantes da Educação Infantil (Pré-I e II), anos iniciais e finais do Ensino Fundamental, além do Ensino de Jovens e Adultos (EJA) I a IX fase participam do acompanhamento pedagógico.

As atividades são direcionadas de acordo com os anos escolares e desenvolvidas dentro da carga horária diária de aula para que os alunos possam ser estimulados nas habilidades que precisam ser intensificadas.

O trabalho com os anos iniciais (berçário I, II e maternal) leva atividades que influenciam no desenvolvimento motor, cognitivo e interferem diretamente na saúde mental das crianças. As brincadeiras com uso de panelas e colheres, músicas infantis, bolhas de sabão e pescaria com letras dos nomes fazem os mais novos entenderem novas formas, sons e letras.

Dos anos iniciais ao EJA, são trabalhadas a parte de leitura e interpretação de texto, com materiais adaptados de acordo com os anos, disponibilizados pela Coordenação de Gestão Pedagógica (COGEP). Durante todo processo, a Secretaria de Educação vai atuar na perspectiva de monitoramento das capacidades destes alunos, que vão passar por processos avaliativos para medição da aprendizagem durante o final dos semestres.

Segundo a secretária de Educação, Helena Lima, os investimentos em políticas públicas garantem a qualidade da educação.

“A Secretaria de Educação realiza a adaptação curricular com base no BNCC – Base Nacional Comum Curricular, para que nenhum objetivo fique à margem do processo de aprendizagem. Educação é movimento, precisa cada vez mais de investimento, e a proposta do Projeto Avança passa por encantar toda comunidade escolar, contagiar os professores. Cada projeto busca fazer a diferença e são bastante comemorados quando vemos os resultados. As políticas públicas promovidas na nossa rede municipal movimentam, estimulam, consolidam e reforçam a proposta de aprendizagem”, disse.

Galeria de Fotos

cadastro enviado com sucesso

Seu Cadastro foi enviado com sucesso e será analisado por nossa equipe.