Quissamã lança o Programa de Igualdade Racial na próxima sexta-feira (24)

Na sexta-feira, 24 de junho, a Prefeitura de Quissamã, através da Secretaria Municipal de Assistência Social, vai lançar oficialmente o Programa de Igualdade Racial (PIR), com a finalidade de abranger as políticas públicas direcionadas à comunidades negras, quilombolas e tradicionais. O evento será realizado no auditório da Prefeitura e contará com palestra, às 10h, do professor e escritor Ivanir dos Santos, há mais de quarenta anos atuando a favor das liberdades, dos direitos humanos e no combate a intolerância religiosa. Na oportunidade, a prefeita Fátima Pacheco sancionará a lei do Conselho da Igualdade Racial.
Tendo como base de instalação o Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) do bairro Santa Catarina, a Secretaria de Assistência Social vai dar início às ações do Programa de Igualdade Racial, que segue as orientações do Sistema Nacional de Promoção da Igualdade Racial (Sinapir) do Governo Federal. Na segunda-feira (20), a prefeita Fátima Pacheco assinou o Pacto Pacto de Combate ao Racismo e Promoção da Igualdade Racial com municípios do Estado.
“Será um momento importante para Quissamã, um município que tem em sua história registros da escravidão e, hoje, o negro é a maioria da população. Esse programa torna-se indispensável para trabalhar o sentimento de valorização, pertencimento e direitos da população negra. O programa vai promover a abrangência das políticas públicas”, destacou a secretária de Assistência Social, Tânia Magalhães.
Novo veículo – A prefeita Fátima Pacheco entregou o carro doado pelo Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos, direcionado aos atendimentos do Programa de Igualdade Racial, neste mês.