Quissamã lança o Juventude Ativa +: programa de estágio supervisionado

Com presença da prefeita Fátima Pacheco, do vice-prefeito Marcelo Batista e diversas autoridades municipais, a Prefeitura Municipal de Quissamã lançou oficialmente nesta quinta-feira (19), o Programa Juventude Ativa +. O Programa será em formato de estágio supervisionado – com uma bolsa-auxílio de um salário mínimo, por mês – desenvolvido nas repartições públicas municipais.

O Juventude Ativa+ é promovido pela Prefeitura, através da parceria entre as secretarias de Administração e Assistência Social, e atende 57 jovens que concluíram o Juventude Ativa, com certificação acima de 75% nas atividades, e que estão matriculados em curso de educação superior ou de educação técnico-profissional.

Alyson Barcelos, de 22 anos, foi mais um jovem que teve a vida transformada pela primeira turma do Programa de Aprendizagem Profissional “Juventude Ativa” e que foi selecionado para o novo Programa: “Todos aqui têm sonhos e querem realizar, mas a reflexão é o que estamos fazendo para realizar esses sonhos. Não tinha noção em que queria atuar, mas quando tive oportunidade de participar do Juventude Ativa, ao qual atuei no DP (Departamento Pessoal), abriu minha mente, me deu um esclarecimento diferente, e isso é a Prefeitura que faz pela gente. Agora o futuro depende da gente e o que vamos fazer por isso”, comentou.

A Prefeita Fátima Pacheco e o vice Marcelo Batista, destacaram que o Programa contribui na formação pessoal e profissional, fomentando ações diante da necessidade de ampliar a participação coletiva dos jovens no ambiente de trabalho. Também participaram do evento os vereadores Cássio Reis, Adeilson Lopes (Lopinho), Ailson Barreto e Rildo Barcelos, além de secretários municipais e coordenadores de Programas.

“Os jovens só têm a experiência que o mercado de trabalho pede quando alguém oferece a oportunidade do primeiro emprego. E é isso o que Quissamã vem fazendo, com o Juventude Ativa e Juventude Ativa+. O que falo muito é que os jovens não percam de vista que na prefeitura eles trabalham para auxiliar a vida das pessoas. O maior legado que podemos deixar é o de transformar vidas”, disse Fátima Pacheco.

“Estamos transformando a história do município através dos jovens, com uma gestão que dá essa oportunidade de crescimento pessoal e profissional. Tenho certeza que esses programas serão multiplicados em outros municípios. Que juntos do legislativo, com nossa bancada aliada na Câmara, a gente continue proporcionando momentos como esse para os jovens e suas famílias”, comentou Marcelo.

A Prefeitura de Quissamã publicou a convocação dos 57 candidatos selecionados na quarta-feira (18). Mais de 30 selecionados já atuam nas repartições públicas municipais. “32 estudantes já começaram a trabalhar nas repartições públicas e cerca de 24, que ainda estão com pendência em assinatura, estamos à disposição no Departamento Pessoal para auxiliá-los a terminar o processo para que possam começar a atuar”, disse o Coordenador do Programa Juventude Ativa+, Robson Pereira.