Rua Conde de Araruama, 425 – Centro Quissamã – RJ – Cep: 28.735-000

Secretarias

Nota Fiscal

Transparência

Diário Oficial

Serviços

Ouvidoria e E-sic

Tempo Agora

  • Home
  • Secretaria de Saúde
  • Quissamã lança campanha de Carnaval para prevenção de infecções sexualmente transmissíveis

Quissamã lança campanha de Carnaval para prevenção de infecções sexualmente transmissíveis

O carnaval chegou em Quissamã. É momento dos quissamaenses celebrarem a música, a diversidade, o respeito e a responsabilidade durante os seis dias de festa. E como a proteção é peça obrigatória durante a folia, a Prefeitura, através das secretarias de Comunicação Social e Saúde, lança uma campanha de prevenção às Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST). O Carnaval na cidade começa na quinta-feira (8) e segue até terça-feira (13).

Com slogan “Capriche na fantasia e não esqueça a camisinha!”, a ação tem como objetivo mobilizar os foliões sobre a importância do uso dos preservativos. A campanha conta com conteúdo informativo nas redes sociais, reforço das mensagens em locais de maior concentração de pessoas e reforça o preservativo como a mais importante ferramenta de combate ao HIV/Aids, trabalhando a mensagem de prevenção durante as comemorações. Nos dias da festa, a distribuição de camisinhas acontece na Unidade de Saúde da Família (USF) do Centro e nas praias.

“Na festa, as pessoas devem ser conscientes para a prevenção. Temos orientações e distribuição de preservativos em todas as unidades de saúde do município. Uma campanha como essa reforça a importância da mobilização da informação”, cona a secretária municipal de Saúde, Milena Viana.

Para aumentar a visibilidade entre o público jovem e ampliar o alcance da campanha, foram convidados dois modelos quissamaenses para participarem ativamente da mobilização. Marcella Chagas e o influenciador Vinicius Carlos, mais conhecido como “Vinicin”, que possui cerca de 10 mil seguidores no Instagram. Eles colaboraram posando para fotos e vídeos. Esses materiais serão compartilhados nas redes sociais da Prefeitura, transmitindo mensagens importantes sobre a necessidade de prevenção durante o período do carnaval.

“É uma campanha realizada com pessoas da cidade para alertar que a prevenção deve ser adotada por todos. Uma linguagem para o entendimento de jovens e adultos. Serão informativos nas redes sociais, nos telões e em faixas espalhadas pelas áreas que irão receber a programação do Carnaval”, disse o secretário municipal de Comunicação, Leonardo Barros.

Secretaria de Saúde faz orientação – Segundo a coordenadora do Programa Municipal de IST/Aids e Hepatites Virais, Tatiana Felipe, uma medida de prevenção de urgência à infecção pelo HIV, hepatites virais e outras IST, é a Profilaxia Pós-Exposição de Risco (PEP), que consiste no uso de medicamentos para reduzir o risco de adquirir essas infecções. O primeiro atendimento é feito no Hospital Municipal Mariana Maria de Jesus em até 72h após a exposição.

A programação de carnaval tem início nesta quinta-feira (8), às 21h, com o bloco Galera do Calçadão. Em seguida, às 22h, o bloco Meu bem Vou ali e Já volto vai à rua.

Galeria de Fotos

cadastro enviado com sucesso

Seu Cadastro foi enviado com sucesso e será analisado por nossa equipe.