Rua Conde de Araruama, 425 – Centro Quissamã – RJ – Cep: 28.735-000

Secretarias

Nota Fiscal

Transparência

Diário Oficial

Serviços

Ouvidoria e E-sic

Tempo Agora

Quissamã já realizou este ano mais de 17 mil inspeções em imóveis no combate à dengue

O boletim epidemiológico da dengue divulgado nesta quinta-feira (4) pela Prefeitura de Quissamã, através da Secretaria Municipal de Saúde, informa que o município registrou 49 casos confirmados da doença e 352 casos descartados entre janeiro e março deste ano.

Desde o início do ano, foram implementadas diversas medidas no município em resposta ao aumento do número de casos relacionados à proliferação de mosquitos no Estado. Em educação, incluindo divulgação em unidades de saúde, escolas e redes sociais, além de mais visitas domiciliares dos Agentes de Combate a Endemias e distribuição de panfletos e orientação.

Até o momento, mais de 17 mil inspeções a imóveis foram realizadas pelos Agentes com objetivo de eliminar possíveis criadouros do Aedes aegypti, tratar os recipientes que não puderem ser eliminados e informar a população sobre as medidas de prevenção contra as Arboviroses.

“Ressaltamos a importância de sensibilizar a população sobre a importância de sua participação nas ações de combate à dengue, vistoriando seus quintais pelo menos uma vez por semana com objetivo de eliminar todos os recipientes que possam acumular água e servir de criadouro para o Aedes aegypti. A participação da população é imprescindível para que possamos vencer essa luta”, informa o Coordenador da Vigilância em Saúde de Quissamã, Leonardo Barcelos.

Além do alto número de inspeções a imóveis, a Vigilância em Saúde realizou 150 inspeções em pontos estratégicos, onde há grande concentração de depósitos preferenciais para a desova do Aedes aegypti, local especialmente vulnerável à introdução do vetor, e 40 ações de promoção e prevenção em saúde com objetivo de informar a população acerca das medidas de prevenção.

Medidas de prevenção – Manter limpos e fechados os reservatórios de água, recolher brinquedos do quintal quando não estiverem em uso, manter pneus em local coberto ou dar o destino correto, colocar areia nos pratos de planta, manter o lixo fechado e colocar para coleta no dia e horário corretos, manter as calhas limpas e garrafas viradas para baixo e limpar piscinas sempre que se mostrar necessário e, pelo menos uma vez por semana, os reservatórios de geladeiras.

Galeria de Fotos

cadastro enviado com sucesso

Seu Cadastro foi enviado com sucesso e será analisado por nossa equipe.