O boletim epidemiológico da dengue divulgado nesta quinta-feira (4) pela Prefeitura de Quissamã, através da Secretaria Municipal de Saúde, informa que o município registrou 49 casos confirmados da doença e 352 casos descartados entre janeiro e março deste ano.
Desde o início do ano, foram implementadas diversas medidas no município em resposta ao aumento do número de casos relacionados à proliferação de mosquitos no Estado. Em educação, incluindo divulgação em unidades de saúde, escolas e redes sociais, além de mais visitas domiciliares dos Agentes de Combate a Endemias e distribuição de panfletos e orientação.
Até o momento, mais de 17 mil inspeções a imóveis foram realizadas pelos Agentes com objetivo de eliminar possíveis criadouros do Aedes aegypti, tratar os recipientes que não puderem ser eliminados e informar a população sobre as medidas de prevenção contra as Arboviroses.
“Ressaltamos a importância de sensibilizar a população sobre a importância de sua participação nas ações de combate à dengue, vistoriando seus quintais pelo menos uma vez por semana com objetivo de eliminar todos os recipientes que possam acumular água e servir de criadouro para o Aedes aegypti. A participação da população é imprescindível para que possamos vencer essa luta”, informa o Coordenador da Vigilância em Saúde de Quissamã, Leonardo Barcelos.
Além do alto número de inspeções a imóveis, a Vigilância em Saúde realizou 150 inspeções em pontos estratégicos, onde há grande concentração de depósitos preferenciais para a desova do Aedes aegypti, local especialmente vulnerável à introdução do vetor, e 40 ações de promoção e prevenção em saúde com objetivo de informar a população acerca das medidas de prevenção.
Medidas de prevenção – Manter limpos e fechados os reservatórios de água, recolher brinquedos do quintal quando não estiverem em uso, manter pneus em local coberto ou dar o destino correto, colocar areia nos pratos de planta, manter o lixo fechado e colocar para coleta no dia e horário corretos, manter as calhas limpas e garrafas viradas para baixo e limpar piscinas sempre que se mostrar necessário e, pelo menos uma vez por semana, os reservatórios de geladeiras.