Quissamã intensifica Programa de Coleta e Destinação Final Adequada de Óleo Vegetal

A Prefeitura de Quissamã, por meio da Secretaria de Agricultura, Meio Ambiente e Pesca-SEMAG, em uma atuação do Programa Municipal de Educação Ambiental (ProMEA), intensificou as ações do Programa de Coleta e Destinação Final Adequada de Óleo Vegetal (PCOV), que foi um dos itens de avaliação que determinou o repasse do valor de premiação do ICMS Ecológico 2021 (ano fiscal de 2022), recebida recentemente pelo município.
Nesta fase, o alvo é a conscientização nas escolas da rede municipal de ensino, e nas unidades particulares que aderiram ao programa. “Quissamã é um município que investe e se preocupa com o meio ambiente ao desenvolver estratégias e políticas públicas, cuidados, educação, programas e projetos voltados para a preservação”, destacou o vice-prefeito e secretário de Agricultura, Meio Ambiente e Pesca, Marcelo Batista. Na ação mais recente, foi realizada uma palestra, no dia seis de julho, para 40 componentes do Projeto Ambiente Jovem.
O PCOV também é trabalhado junto à população, com a visitação a estabelecimentos comerciais na área central com a finalidade de aumentar a adesão dos comerciantes, e por consequência elevar o volume nas coletas. “Ações como essa são de suma importância para a sensibilização dos munícipes em relação a destinação adequada desse tipo de resíduo, uma vez que o descarte inadequado traz danos ao meio ambiente”, ressaltou a coordenadora do Programa Municipal de Educação Ambiental (ProMEA), Ana Paula da Costa.
Popularmente chamado de óleo de cozinha, o óleo vegetal, pode ser reciclado e usado na fabricação de biodiesel, sabão, glicerina, detergente, ração para animais, resina para tintas, que são algumas possibilidades. “O programa está sendo bem aceito pela população e comerciantes, com êxito no aumento do recolhimento do óleo vegetal usado”, avaliou o coordenador do PCOV, André Figueiredo.
O Programa de Coleta, com abrangência em todo município – residencial ou comercial -, faz a ligação entre os geradores do resíduo e a empresa que fará a reciclagem. Para grandes geradores, lanchonetes, restaurantes, padarias entre outros, a SEMAG utiliza bombonas (tambores de plástico) com capacidade para armazenar até 50 litros.
O recolhimento pode ser semanal, quinzenal e mensal. Nas residências, o óleo deve ser armazenado em garrafas pet. O volume mínimo para o recolhimento é de 2 litros, fato que possibilita a troca por uma frasco de 500ml de detergente líquido.
A secretaria de Agricultura, Meio Ambiente e Pesca disponibiliza um Ponto de Entrega Voluntária-PEV, localizado no Parque de Exposições – Rua Manoel Gomes dos Santos, nº 150, Alto Alegre, e o disk-óleo para agendamento de coleta pelo telefone: (22) 2768-6432.