Rua Conde de Araruama, 425 – Centro Quissamã – RJ – Cep: 28.735-000

Secretarias

Nota Fiscal

Transparência

Diário Oficial

Serviços

Ouvidoria e E-sic

Tempo Agora

Quissamã intensifica combate à tuberculose com atividades educativas e busca de sintomáticos

O dia 24 de março é marcado como a data de combate à tuberculose. Desse modo, durante a semana, a Prefeitura de Quissamã, através do Programa de Hanseníase e Tuberculose, vinculado a Secretaria Municipal de Saúde, promove uma série de atividades de orientação e acesso ao tratamento da doença. A atividade desta quinta-feira envolveu os funcionários da Secretaria de Obras. Na quarta (20) foi a vez dos beneficiários do Programa de Assistência ao Idoso (PAI), com uma “ciranda da tuberculose”.

Na atividade, houve orientação do que é a tuberculose, de como identificar os primeiros sintomas, encaminhamento para o tratamento na rede municipal, entre outros. A rede municipal de saúde de Quissamã disponibiliza o diagnóstico e tratamento da doença de forma totalmente gratuita. Caso tenha o resultado positivo da tuberculose, o paciente é encaminhado ao especialista para confirmação e prosseguimento do tratamento, com a supervisão dos Agentes Comunitários de Saúde (ACS).

A programação continua nesta sexta (22), às 9h, com a realização de exame de escarro, na Praça Mário Moreira.

“Até sexta-feira (22) estaremos com essa programação voltada para a tuberculose. Em Quissamã, a doença tem 100% de cobertura quando se fala em cura, mas é sempre necessário passar essas orientações. Em uma situação de diagnóstico, os usuários são triados com exames rápidos. Caso tenha o resultado positivo da tuberculose, o paciente é encaminhado ao especialista para confirmação e prosseguimento do tratamento”, detalha a Coordenadora do Programa, Ruth Méia Nunes.

Galeria de Fotos

cadastro enviado com sucesso

Seu Cadastro foi enviado com sucesso e será analisado por nossa equipe.