Quissamã integra o Mapa do Turismo Brasileiro

Quissamã recebeu certificado do Ministério do Turismo, por meio do Programa de Regionalização do Turismo e dos Interlocutores Estaduais do PRT, para integrar o Mapa do Turismo Brasileiro 2019-2021. A certificação é uma maneira de comprovar que o município está inserido no rol de destinos brasileiros que trabalham o setor como política de desenvolvimento econômico e geração de emprego e renda.
O secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo, Arnaldo Mattoso, reforça a importância da conquista. “É um certificado que representa o fato de que estamos inseridos no mapa da Embratur e do Ministério do Turismo, e que estamos aptos a participar de editais, receber verbas, sendo reconhecidos como município turístico”, disse.
Ao todo, 2.694 cidades de 333 regiões turísticas do país foram validadas pela pasta e incluídas na atualização da plataforma. A integração destes locais no novo Mapa do Turismo, de acordo com o ministro Marcelo Álvaro Antônio, é fundamental para que o governo possa direcionar ações que desenvolvam o setor em cada região.
Segundo informações do Ministério do Turismo, entre os benefícios do Mapa estão a categorização dos municípios turísticos, que vai de “A” a “E”. Essa classificação é um instrumento de acompanhamento do desempenho das economias turísticas locais. Além disso, ele subsidia a priorização de investimentos por programas do Ministério do Turismo, incluindo ações de infraestrutura turística, qualificação profissional e promoção dos destinos, observando características peculiares de demanda e vocação.
O órgão informa ainda que o novo Mapa do Turismo está disponível para consulta no site www.mapa.turismo.gov.br e conta ainda com a emissão de certificado digital para os municípios que o compõem.