Quissamã integra a Rede de Cidades Antirracistas do Estado do Rio

A prefeita Fátima Pacheco assinou, nesta segunda-feira (20), a inclusão de Quissamã na Rede de Cidades Antirracistas, por meio do Pacto de Combate ao Racismo e Promoção da Igualdade Racial. No total, são 23 municípios do Estado do Rio envolvidos na ação conjunta, que tem como objetivo atuar como instrumentos de governança territorial, visando potencializar o desenvolvimento regional a partir da política de igualdade racial. A cerimônia foi realizada no Museu da História e Cultura Afro-Brasileira (Muhcab), no Rio.
Para reforçar as políticas municipais direcionadas à comunidades negras, quilombolas e tradicionais, na próxima sexta-feira (24), às 10h, a Prefeitura de Quissamã lança o Programa de Igualdade Racial (PIR). O evento contará com a palestra do professor e escritor Ivanir dos Santos. No último dia 10, o governo municipal recebeu do Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos um veículo Jeep Renegade, 0km, que será destinado aos atendimentos do PIR.
“Não aceitamos o racismo, por isso estamos aderindo a Rede de Cidades Antirracistas e também vamos lançar o Programa de Igualdade Racial no município. Estamos reforçando as políticas para criar ações e atividades para tratar do assunto. Quissamã possui uma grandiosa comunidade quilombola e, por isso, precisamos avançar cada vez mais nesta questão”, disse a prefeita Fátima Pacheco.
A comitiva de Quissamã na cerimônia no Rio contou também com as presenças do vereador Janderson Chagas; da secretária de Assistência Social, Tânia Magalhães; do coordenador do CRAS de Santa Catarina, Joilson Gomes Júnior; e da representante da Associação de Remanescentes de Quilombo (Arquima), Giovana de Azevedo.
“O CRAS de Santa Catarina é o que mais atende pessoas negras no município. Desenvolvemos projetos na Central de Estudo, Pesquisa e Planejamento étnico social no Centro. Estamos sempre reunidos com a população, instituições e Secretarias trabalhando no engajamento em programas, ações e serviços para abordar a igualdade racial e combate ao racismo do município. Com o Pacto, nosso objetivo é pensar ainda mais em ações para a população preta e parda. Vai começar em Santa Catarina, mas pode ir para outros CRAS”, conta o coordenador do CRAS de Santa Catarina, Joilson Gomes Júnior
O convênio foi elaborado pela Secretaria de Governo e Integridade Pública (Segovi), por meio da Coordenadoria Executiva de Promoção da Igualdade Racial (CEPIR), que mobilizou esforços para envolver todos os municípios signatários. Além de Quissamã, fazem parte do convênio as cidades do Rio de Janeiro, Niterói, Campos, Magé, Volta Redonda, Nova Iguaçu, Queimados, Arraial do Cabo, São Gonçalo, Petrópolis, Nilópolis, Japeri, Barra do Piraí, Três Rios, Quatis, Itaguaí, Barra Mansa, São João da Barra, Macaé, Paraty, Cabo Frio e Paty do Alferes.
“A assinatura do pacto tem uma importância muito relevante, é mais um passo para que possamos reafirmar e promover ainda mais a igualdade racial dentro do nosso quilombo e do nosso município. É mais um espaço para garantia de direitos e promoção deles, que agrega ainda mas valores para a nossa luta”, comentou a representante da Arquima, Giovana de Azevedo.