Quissamã inicia vacinação contra a Covid-19 no grupo prioritário de pessoas com comorbidades

A Prefeitura de Quissamã iniciou a vacinação contra a Covid-19 em pessoas com comorbidades, na faixa etária de 18 a 59 anos, nesta quinta-feira (29), pelas unidades da Estratégia Saúde da Família (ESF) de Caxias e Morro Alto. Pela quantidade de vacinas da Astrazeneca/Oxford disponíveis, a Secretaria de Saúde planejou um cronograma seguindo as informações dos Programas de Saúde do município. Nesta sexta-feira (30), a equipe vai imunizar os moradores cadastrados na ESF Alto Grande, às 9h.
Para evitar aglomerações ainda em um período de pandemia, os agentes de saúde estão avisando o horário para que cada pessoa seja imunizada. Nos próximos dias, serão imunizados os grupos de doença renal, oncologia, anemia falciforme, obesidade mórbida e síndrome de down. O município aguarda a chegada de mais doses da vacina entregues pelo Ministério da Saúde para ampliar os grupos prioritários. Os moradores que não são cadastrados nos Programas de Saúde do município devem procurar as unidades do ESF.
Moradora de Caxias, Karliza Lima enfatiza a assistência recebida no município.” Agradecemos muito a Deus por esse momento e parabenizo todos os profissionais de saúde que tratam os pacientes com muito amor e carinho e em especial o grupo de Doenças Raras e dizer que saúde melhor do que a que temos em Quissamã não existe em outro lugar”, disse a moradora.
O relato do morador Diogo de Souza não é diferente. “A importância dessa vacina é muito grande e traz esperança pra gente, esperança de dias melhores e uma oportunidade de repensar e como a gente vai agir futuramente sobre essa doença”, pontuou.
De acordo com balanço divulgado recentemente pelo setor de imunização, o município tem apresentado bons resultados na campanha de vacinação contra a Covid-19. Dados disponibilizados na última semana apontam que 4.903 pessoas já foram imunizadas com a primeira dose, representando 19,5% da população – média acima da nacional e estadual. Respeitando os grupos prioritários, o município vacinou 100% dos profissionais da Saúde, 98% dos idosos e 73% dos quilombolas. A equipe da Secretaria Municipal de Saúde também já atendeu os agentes da Segurança Pública — Guarda Municipal e Polícias Militar e Civil.