Rua Conde de Araruama, 425 – Centro Quissamã – RJ – Cep: 28.735-000

Secretarias

Nota Fiscal

Transparência

Diário Oficial

Serviços

Ouvidoria e E-sic

  • Home
  • Sem categoria
  • Quissamã inicia segunda edição do Curso de Educação Escolar Quilombola

Quissamã inicia segunda edição do Curso de Educação Escolar Quilombola

Quissamã deu início à segunda edição do Curso de Aperfeiçoamento em Educação Escolar Quilombola. A aula inaugural ocorreu nesta quarta-feira (26), no auditório da Prefeitura, com a presença do prefeito Marcelo Batista, da vice-prefeita Sabrine Pereira, da secretária de Educação Helena Lima, da coordenadora do curso Rai Soares e da professora Rute Costa, da UFRJ Macaé, responsável pela aula inaugural.

“A educação escolar quilombola é essencial para preservar e disseminar a história de Quissamã, valorizando a contribuição das comunidades quilombolas à cultura nacional. Parabenizo os educadores que estão se especializando para transmitir esse conhecimento às novas gerações”, afirmou o prefeito.

O curso é fruto de uma parceria entre a Universidade Federal Fluminense (UFF), a Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão (Secadi), a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e o Ministério da Educação (MEC). O objetivo é capacitar educadores e profissionais que atuam em comunidades quilombolas. Além de Quissamã, o curso é oferecido em outras regiões do estado, como o Quilombo da Lagoa Feia, em Campos dos Goytacazes; Marambaia, na Costa Verde; além de Cabo Frio e Búzios.

“Quero agradecer à Universidade pela parceria com Quissamã. A união da comunidade com as instituições de ensino fortalece a educação e o futuro do povo quilombola. O livro é um exemplo dessa formação, levando a cultura quilombola para outras escolas. A educação deve fomentar pertencimento e emancipação”, destacou a vice-prefeita Sabrine Pereira.

A primeira edição do curso, realizada em 2024, formou 85% dos alunos e contou com a participação de educadores de escolas como a Felizarda Maria da Conceição de Azevedo, em Machadinha, da Coordenação de Gestão Pedagógica (Cogep) e da Escola Maria Ilka de Queirós, em Santa Catarina. Esta segunda edição traz conteúdos complementares e um livro produzido a partir da primeira edição, dando continuidade à formação de professores e líderes quilombolas.

“O livro é um marco importante, pois ter as histórias registradas de forma escrita é muito significativo. Esse trabalho tem sido essencial na luta contra a evasão escolar. Formar nossos profissionais em serviço tem um impacto real, como vemos em diversas ações. Essa parceria com o governo federal e as universidades comprova que a educação escolar quilombola é uma prioridade”, afirmou Helena Lima.

A coordenadora do curso, Rai Soares, ressaltou o compromisso da Prefeitura de Quissamã com a educação quilombola, fortalecendo a identidade e a cultura das comunidades.

“O momento é significativo, pois temos aqui representantes institucionais comprometidos com a educação escolar quilombola, uma política pública fortalecida recentemente”, enfatizou.

O curso, com carga horária de 180 horas, seguirá até julho deste ano, oferecendo 40 vagas, superando as 35 inicialmente previstas, com a participação de profissionais de escolas locais e do IFF Quissamã. As aulas ocorrerão quinzenalmente.

“Celebrar a segunda edição deste curso de Educação Escolar Quilombola, em 2025, é motivo de grande alegria. Lembro quando começamos, anos atrás, na Escola Felizarda, discutindo as primeiras diretrizes curriculares para a educação quilombola. Estou muito feliz em comemorar esta parceria que tem gerado frutos e impactado positivamente a comunidade, as escolas e as famílias envolvidas”, concluiu a professora Rute Costa, da UFRJ.

Também participaram do evento o subsecretário de Educação José Henrique Abreu, a coordenadora de Igualdade Racial Janaína Pessanha, o presidente da Associação de Remanescentes dos Quilombos de Machadinha (Arquima) André Sacramento, a coordenadora de Gestão Pedagógica Marilúzia Massena, a coordenadora adjunta da Cogep Fabiany Koch, o diretor da Escola Municipal Felizarda Maria da Conceição de Azevedo Allan Alves e a diretora comunitária Fabiana Souza.

cadastro enviado com sucesso

Seu Cadastro foi enviado com sucesso e será analisado por nossa equipe.