Quissamã inicia inscrições para o Programa de Bolsas de Estudo

A Prefeitura de Quissamã abre as inscrições para o Programa de Bolsas de Estudo entre os dias 5 e 9 de julho. O cadastro deverá ser realizado presencialmente, com as fichas e documentação sendo entregues na Prefeitura — situada à Rua Conde de Araruama, 425, Centro — de segunda a quinta-feira, de 8h30 às 11h30 e 13h30 às 16h30; e sexta-feira, de 8h30 às 11h30. Informações como a lista de documentos e as fichas de inscrição estão no site www.quissama.rj.gov.br. Veja o edital completo (AQUI) .
A nova Lei do Programa de Bolsas de Estudo, a 2.042/2021, foi sancionada pela prefeita Fátima Pacheco e, neste ano, terá um total de 40 vagas — 38 para diversos cursos e 2 para medicina. A bolsa de estudos pode chegar a 100%, de acordo com a renda per capita familiar, e será concedida a estudantes que residam em Quissamã há pelo menos seis anos. Os interessados, após inscrição, vão passar por rigoroso processo de análise e verificação das informações apresentadas.
“Esse programa é de grande importância para a especialização daqueles que acreditam que a educação é a principal ferramenta de transformação da nossa sociedade. Poucas prefeituras na nossa região ainda mantém um programa como esse, por isso é importante que aqueles que forem contemplados com a bolsa de estudo aproveitem ao máximo essa oportunidade”, frisou a prefeita Fátima Pacheco.
A secretária de Educação, Helena Lima, explica que a bolsa será concedida durante todo o curso, seguindo a avaliação semestral ou anual de acordo com o curso escolhido. Essa avaliação será feita pela Comissão de Seleção e Acompanhamento formada por cinco representantes, um de cada setor: Secretaria Municipal de Educação, Poder Legislativo, Assistente Social, Conselho Municipal de Educação e dos bolsistas.
“Esse é um dos importantes programas que damos continuidade com toda responsabilidade. Oferecer aos nossos munícipes a garantia de avançar nos estudos, aprimorar conhecimento e se firmar como profissional. A educação é a base de tudo. Com esse programa, garantimos o ensino da educação infantil ao ensino superior”, destacou a secretária de Educação.