Quissamã inicia cadastramento de catadores de materiais recicláveis

A Prefeitura de Quissamã, por meio da Secretaria de Agricultura, Meio Ambiente e Pesca, em continuidade às ações de planejamento para a implantação da coleta seletiva, iniciou nesta quarta-feira (15) o cadastramento das pessoas que atuam como catadores no município, que acontece até o dia 30 de junho.
“A reciclagem é fundamental, pois objetiva o reaproveitamento do lixo descartado, que permite agregar valor, possibilitando menor utilização de recursos naturais e, consequentemente, melhorando a qualidade do ambiente. Essa prática está ligada diretamente ao desenvolvimento sustentável, que engloba aspectos ambientais, sociais e econômicos”, avaliou o vice-prefeito e secretário de Agricultura, Meio Ambiente e Pesca, Marcelo Batista.
Munidos de documento de identificação, os catadores devem procurar a secretaria de Agricultura, Meio Ambiente e Pesca, localizada na Rua Comendador José Julião, s/nº, Alto Alegre, Parque de Exposições; de segunda a quinta das 8h às 11:30h e das 13:30h às 17h e sexta das 8h às 11h. Informações também podem ser obtidas pelo telefone: (22) 2768-6432.
A iniciativa tem como objetivo identificar as pessoas que atuam como catador(a) em Quissamã, bem como listar os materiais que estão sendo coletados e, ainda, obter o perfil desses trabalhadores.
Como critérios para a inclusão no cadastro, é preciso que a pessoa seja moradora do município de Quissamã, realize a atividade de coleta de materiais recicláveis em âmbito municipal e possua essa atividade como principal fonte de renda.
“A Política Nacional de Resíduos Sólidos define a reciclagem como um de seus alvos e também prevê a integração dos catadores de materiais recicláveis nas ações desenvolvidas pelos setores envolvidos na responsabilidade compartilhada pelo ciclo de vida dos produtos, bem como o envolvimento de toda a sociedade”, destacou a engenheira florestal e membro do Grupo de Trabalho da Coleta Seletiva, Manon Perdomo.