Quissamã inicia aplicação da 5ª dose da vacina contra a Covid-19 para idosos de 70 anos

A Prefeitura de Quissamã, por meio da Secretaria de Saúde, tem mantido de forma contínua a imunização de toda a população contra a Covid-19. Nesta terça-feira (28), o Programa Municipal de Imunização iniciou a aplicação da 5ª dose da vacina bivalente (ou terceira dose de reforço) para pessoas com 70 anos e mais, quilombolas e imunossupremidos. O calendário de vacinação vai seguir nas próximas semanas, alcançando os demais públicos. A vacinação está acontecendo no Centro de Saúde Benedito Pinto das Chagas.

A orientação do Ministério da Saúde para o reforço da vacina contra a Covid-19 ocorre devido a circulação das sub variantes da Ômicron, como a BQ1, mais infecciosa que as demais, sendo a vacina bivalente a mais completa para manter a imunização da população.

“É com muita felicidade que iniciamos hoje a vacinação dos idosos com 70 anos mais com a vacina bivalente contra a Covid-19. Amanhã, dia 01 de março, estaremos em Machadinha, vacinando os idosos quilombolas com a vacina bivalente e na quinta-feira, dia 02 de março, vamos também imunizar com a 1ª dose as crianças de 6 meses a 2 anos de idade, estas com a vacina Pfizer. Venham todos se vacinar. Vale ressaltar que, a vacina bivalente da Covid é importante porque protege contra todas as variantes que estão em circulação no nosso país atualmente”, explicou a coordenadora Municipal de Imunização, Natália Villaça Alves.

Para o senhor Humberto Pinto das Chagas, 75 anos, a vacinação contra a Covid-19 é fundamental para se manter imunizado e protegido de possíveis complicações em caso de infecção pelo vírus. “É melhor tomar a vacina do que passar por complicações caso haja a infecção pelo vírus. Estando vacinado é mais seguro. Que venha a sexta dose, a sétima dose, a oitava dose, porque eu vou estar aqui tomando a vacina”, revelou.

A senhora Alice de Aguiar também celebrou a oportunidade da imunização com a 5ª dose da vacina bivalente. “Graças a Deus estou tomando a 5ª dose. E peço que todos os idosos de Quissamã venham também tomar a vacina. Infelizmente, perdi muitos amigos por medo de tomar a vacina e é preciso dizer que é só uma picadinha que pode salvar nossa vida”, frisou.

Para receber o imunizante, basta comparecer ao Centro de Saúde munido de CPF ou o Cartão do SUS e a Caderneta de Vacinação, nos dias e horários disponibilizados pelo Programa Municipal de Imunização.