Quissamã inicia a realização das pré-conferências da Saúde

O Conselho Municipal de Saúde, na última segunda-feira (21), deu início às pré-conferências nas instituições de ensino do município. A Escola Municipal Nelita Barcelos dos Santos, foi a primeira contemplada. O evento contou com a presença da secretária de Saúde, Renata Fagundes, da vereadora Simone Flores, representantes da comunidade, trabalhadores da saúde e funcionários da educação.
As pré-conferências, são instâncias que propõe ações de saúde para o Plano Plurianual, onde serão eleitos os representantes para participar da etapa municipal, levando assim, as propostas para apreciação na conferência do município. Nesta quarta-feira (23) e quinta-feira (24), ambos os dias às 14h, será a vez da Escola Municipal Professora Tânia Regina de Paula.
“Os encontros são oportunidades reais para a resolução dos problemas de saúde na cidade. Aqui, enxergamos a raiz das questões. Os usuários sabem o que mais precisam e acredito que juntos vamos construir um SUS melhor, além de fortalecer cada vez mais a assistência em Quissamã”, afirmou Renata.

População participa ativamente
A coordenadora de Planejamento em Saúde, Delba Barros, foi uma das palestrantes e achou relevante o envolvimento da população. “A equipe de Morro Alto demonstrou empenho e mobilização junto a comunidade. Estou certa que as próximas terão o mesmo êxito na construção coletiva, tornando o diálogo ainda mais eficiente”, afirmou Delba.
Já na última terça-feira (22), foi a vez da Escola Municipal Ignácio Hugo de Souza. A subsecretária de Saúde, Sabrine Pereira, a coordenadora da Estratégia de Saúde da Família, Milena Viana e o coordenador de Vigilância em Saúde, Leonardo Barcelos, participaram desse segundo encontro. Na reunião, foram apresentados aos presentes, dados epidemiológicos do município e ouvido, os problemas colocados pela comunidade.