Quissamã homenageia mulheres que se destacaram na linha de frente da pandemia

A manhã desta terça-feira, 8 de março, Dia Internacional da Mulher, foi de homenagens, no auditório da Prefeitura de Quissamã, às mulheres guerreiras que se destacaram na linha de frente, de diversos setores, durante a pandemia da Covid-19 no município. Na saúde, educação, segurança pública e assistência, uma lista de 24 mulheres representando milhares que lutaram a cada dia, nesses últimos dois anos, contra o coronavírus. O evento faz parte da programação do Mês da Mulher promovido pela Secretaria Municipal de Assistência Social (SEMAS) e Centro Especializado de Atendimento à Mulher (CEAM).
Nesta quarta (9), às 19h, haverá live “Apresentação do Mapa da Violência contra a Mulher e ações de enfrentamento em Quissamã”, com a participação da prefeita Fátima Pacheco; da deputada federal Soraya Santos; da secretária de Assistência Social, Tânia Magalhães; da secretária de Educação, Helena Lima; da subsecretária de Saúde, Sabrine Pereira; e da coordenadora do Ceam, Nágila Oliveira. A live será transmitida pelo Facebook da Prefeitura.
“As mulheres não querem ser melhores que os homens, elas querem os mesmos direitos. Foram muitas conquistas, mas ainda há muitos desafios. Não podemos deixar de falar da tragédia humana com essa guerra na Ucrânia que o mundo vem acompanhando. Neste cenário, vemos mulheres tendo que deixar seu país, com seus filhos, andando milhares de quilômetros em busca de refúgio. Como se não bastasse isso, um deputado de São Paulo, em “ação humanitária”, dispara ofensas contra as mulheres ucranianas. Isso é uma barbárie! Quando se ataca as mulheres ucranianas, ataca a todas nós. Precisamos ser solidárias umas às outras. Fui vereadora, prefeita e nunca sofri preconceito por ser mulher. Sou muito grata à população de Quissamã que empodera as mulheres”, ressaltou a prefeita Fátima Pacheco.
O vice-prefeito Marcelo Batista destacou a batalha diária das mulheres.
“Este é um momento muito especial, comemorar esta data que deveria ser todos os dias. Mulher é sinônimo de sabedoria, força e perseverança. Todos os desafios que passam jamais desanimam vocês, não olham para trás. Estão aqui prefeita, secretárias, vereadoras, o dia a dia é cansativo e o desafio deixam vocês exaustas, mas no final do dia vocês se revigoram e estão dispostas a enfrentar um novo dia”, colocou o vice-prefeito.
A secretária de Assistência Social, Tânia Magalhães, entregou a homenagem à Fátima Pacheco e destacou o papel fundamental da prefeita na tomada de decisões.
“Todos tiveram que se reinventar, se vestir de coragem e enfrentar o dia a dia. O mundo se destacou, somos todos sobreviventes. Fizemos isso numa parceria de trabalho com todos que estão aqui e também os que não estão. Hoje, estamos aqui fazendo um pequeno gesto, um recorte diante de tudo que foi realizado. Prefeita Fátima, quando decisões precisaram ser tomadas, você se colocou para tomar essas decisões e fazer escolhas que impactaram de forma positiva na vida das pessoas. Isso faz a diferença de um líder. Queremos que esse momento fique guardado no coração de vocês porque se vocês estão aqui é porque estão representando aqueles que não puderam estar”, frisou Tânia Magalhães.
Uma das homenageadas, a vereadora Simone Flores ressaltou as qualidades das mulheres.
“Hoje é um dia extremamente feliz pra mim, por estar aqui representando o parlamento, enquanto vice-presidente, líder de governo e mulher. Mulheres acalentam, ouvem, dão apoio, mão amiga, olhar de mãe, força. Mulheres são leoas para defender o que amam, acreditam. Mulheres são inspiradoras, a saúde é extremamente feminina, tantas mulheres guerreiras na linha de frente, mas essa linha de frente não ficou apenas na saúde e as mulheres estavam lá brilhando com seu compromisso com a cidade, com o quissamaense”, frisou a vereadora.
A subsecretária de Saúde, Sabrine Santos, reforçou a força da mulher na saúde.
“São mulheres guerreiras, trabalhadoras, atentas 24h. Nesse um ano na Secretaria de Saúde pude vivenciar, compartilhar momentos de angústias, mas também prazerosos porque salvamos muitas vidas. Agradeço a todas e vamos seguindo com uma saúde cada dia melhor”, disse a subsecretária.
Também estiveram presentes os vereadores Ailson Barreto, Simone Flores e Janderson Barreto.
Foram homenageadas:
1 – Maria de Fátima Pacheco (prefeita)
2 – Adília Carla Silva de Oliveira (coordenadora do Cad Único)
3 – Cecília da Cruz Pelicione (secretária de Controle)
4 – Cristiane Souza da Silva Lima (supervisora de higienização)
5 – Daiana da Conceição Chagas (enfermeira)
6 – Derli de Jesus Andrade Tavares (assistente social)
7 – Flávia Lúcia Eduardo da Silva (assistente social)
8 – Gilda de Queirós Mattoso Tavares – Diretora do Hospital Municipal Mariana Maria de Jesus
9 – Helena Lima da Costa (secretária de Educação)
10 – Jussara Machado Alves (enfermeira)
11 – Lia Mary Passos de Souza (médica)