Quissamã garante metas de vacinação infantil acima da média nacional em 2022

Quissamã ultrapassou as metas de cobertura vacinal do calendário básico de vacinação infantil, determinadas pelo Ministério de Saúde, resultado que coloca a vacinação no município acima dos números nacionais no ano de 2022. Os dados confrontam a realidade do que ocorre na maioria dos municípios do país, onde a cobertura vacinal tem diminuído nos últimos anos, em função da baixa procura dos pais pela imunização das crianças menores de dois anos de idade.

Com a maioria das médias percentuais acima de 95%, a imunização das crianças nesta faixa etária no município é fruto da atuação da Prefeitura de Quissamã, por meio da Secretaria de Saúde, ao realizar buscas ativas promovidas pela Coordenação Municipal de Imunização, em parceria com a Coordenação, além das equipes de Estratégia Saúde da Família, com diversos trabalhos de conscientização nas unidades escolas e campanhas periódicas.

“É um sentimento de dever cumprido. Ao longo do ano de 2022, desenvolvemos diversas ações para alcançar e ultrapassar essas metas. A equipe de imunização monitora todas as crianças do município, através da identificação dos faltosos, em contato com as unidades de saúde para realizar buscas ativas dos pais e responsáveis. Além disso, existem as campanhas nacionais de vacinação e campanhas municipais que desenvolvemos dentro das escolas e creches com foco na conscientização. Isso faz com que nossas crianças estejam mais seguras caso contraiam doenças como sarampo, poliomielite e rubéola”, explicou a coordenadora Municipal de Imunização, Natália Villaça.

A meta estipulada pelo Ministério da Saúde para as vacinas BCG e Rotavírus foi de 90% e, o município de Quissamã atingiu a marca de 97,68% e 101,99% respectivamente. Já para as demais vacinas, as metas eram de 95% de cobertura e Quissamã atingiu, por exemplo: 104,97% na Pneumocócica 10; 104,64% na vacinação da Trípice Viral; 99,67% na Meningocócia C; 98,68% na Varicela e 98,01% na imunização da Pentavalente de crianças menores de dois anos.

“Ressaltamos que o trabalho integrado entre a Estratégia Saúde da Família e a Coordenação de Imunização foi fundamental para o alcance das metas de vacinação na nossa cidade. O trabalho de ir às escolas, às creches, atualizar o cartão vacinal, ir ao domicílio, resultou nessa conquista para as nossas crianças. Vacinar é um ato de amor, de proteção e de cuidado”, salientou o secretário de Saúde, Nilton Furinga.