Quissamã forma primeira turma da Guarda Mirim

A noite de terça-feira (19) foi especial para todos os envolvidos no Programa Jovens em Ação, implantado pela Prefeitura, por meio da secretaria de Assistência Social. O auditório da sede do Executivo recebeu a formatura de 35 integrantes da primeira turma da Guarda Mirim de Quissamã. Na cerimônia, após fazer um balanço das ações desenvolvidas em prol das crianças e adolescentes do município, a prefeita Fátima Pacheco anunciou, para o próximomês, o pagamento do 13º salário dos programas sociais. Lançado em maio deste ano pela Prefeitura, o Programa Jovens em Ação atende 800 crianças e adolescentes; 500, entre 7 e 14 anos; e 300, entre 15 e 17 anos, 11 meses e 29 dias; oferecendo atividades no contraturno escolar e uma bolsa auxílio mensal de R$ 200 e R$ 300, respectivamente.
“Essa é mais uma conquista em nossa proposta de cuidar das pessoas. A Guarda Mirim é uma proposta pioneira em nosso município, que certamente fará a diferença na vida dos participantes. Num futuro bem próximo, esses jovens estarão no mercado de trabalho ou buscando conhecimentos para alcançar seus objetivos. Certamente, eles lembrarão dos ensinamentos adquiridos nesse período. Mais uma vez quero destacar a importância da parceria com as famílias, que tem papel fundamental no sucesso dessa e outras iniciativas”, frisou a prefeita.
Fátima lembrou ainda o quadro adverso encontrado no início de sua gestão e dos avanços obtidos nos três primeiros anos de governo. “Encontramos dívidas, o município estava com o nome sujo, programas sociais interrompidos, frota de veículos em situação precária, entre outras adversidades. Com trabalho, planejamento e dedicação, com empenho de toda a nossa equipe, servidores, parceria com a Câmara Municipal e diálogo com lideranças estaduais e nacionais, conseguimos reverter esse quadro. Em dezembro, inclusive, pagaremos o 13º dos programas sociais e a meta é atingir 1.000 participantes no Programa Jovens em Ação no ínicio de 2020”, completou a prefeita.
O vice-prefeito Marcelo Batista destacou a preocupação do atual governo com a juventude. “Quero ressaltar o trabalho realizado em conjunto pelas secretarias e coordenadorias com esse foco. São ações, com um poder transformador, desenvolvidas na área social, no esporte, na cultura, na educação, entre outros setores, que farão a diferença no futuro dessas crianças e adolescentes. Quissamã amplia seu leque de atuação, enquanto muitas cidades estão cortando serviços e enfrentando dificuldades até para pagar o salário do funcionalismo. Isso é prova do nosso empenho e comprometimento com a melhoria da qualidade de vida da população”, completou.
A secretária de Assistência Social, Tânia Regina Magalhães, também ressaltou o trabalho feito a muitas mãos. “No caso da Guarda Mirim, por exemplo, contamos com a valiosa parceria da Guarda Municipal, sem falar no apoio das demais pastas da administração. É mais uma conquista que merece ser comemorada”, disse. A mesa da cerimônia de formatura contou ainda com a subsecretária de Assistência Social, Rosane Barros; com a coordenadora do Programa Jovens em Ação, Rosilene Ribeiro; com o coordenador de Segurança Pública, Janderson Barreto; com o comandante da Guarda Municipal, Arilson Barros; com o subcomandante Vágner José da Conceição; com o major Nogueira, representante do 32º Batalhão de Polícia Militar de Macaé; e com os vereadores José Borba, autor da indicação para a implantação da Guarda Mirim, e Chiquinho Arué. A programação incluiu apresentação da centenária Banda Musical União Quissamaense, juramento dos formandos, homenagens e entrega de certificados.