Quissamã fecha manilhas de ligação entre as lagoas Feia e Ribeira

Em ação ocorrida nesta segunda-feira (21), véspera do Dia Mundial das Águas, a Secretaria Municipal de Agricultura, Meio Ambiente e Pesca interrompeu o fluxo de águas entre a Lagoa da Ribeira e a Lagoa Feia, no local conhecido como Pontal. O objetivo foi seguir o acordo firmado em 2020, entre a secretaria e representantes dos pescadores e produtores rurais.
O ano de 2021 foi especialmente chuvoso, com precipitação pluviométrica acima da média fazendo com que a cota do Pontal atingisse a cota de 2,91 metros, motivo pelo qual as manilhas foram abertas.
O acordo tem como referência para o fechamento das manilhas a medida de 2,70 metros da régua de aferição instalada no Pontal, como observado nesta segunda-feira pela equipe, momentos antes da interrupção da passagem entre as lagoas. O vice-prefeito e secretário de Agricultura, Meio Ambiente e Pesca, Marcelo Batista, acompanhou os trabalhos e destacou a importância de se manter as cotas estabelecidas.
“Com o período de estiagem torna-se necessário o fechamento da ligação entre as lagoas para garantir a saúde dessas duas importantes reservas, e manter as cotas estabelecidas. A secretaria desenvolve e aplica inúmeras ações de preservação da água e do meio ambiente de uma forma geral”, avaliou Marcelo Batista.