A história de Quissamã ganhou um novo capítulo nesta terça-feira (24), com a entrega do Monumento do Centro Administrativo Octávio Carneiro da Silva e a inauguração da Galeria dos Prefeitos. A solenidade reuniu autoridades e ex-gestores para celebrar o legado dos seis prefeitos do município, reforçando a memória e a gratidão pelas contribuições de cada um para o desenvolvimento da cidade.
O prefeito Marcelo Batista, acompanhado da viúva de Octávio Carneiro, Dona Hermínia Carneiro, realizou a inauguração do monumento que leva o nome do primeiro prefeito do município, Octávio Carneiro da Silva. Dona Hermínia expressou sua gratidão e emoção pela homenagem:
“É uma emoção muito grande ver o nome de Octávio aqui. Ele dedicou sua vida à emancipação de Quissamã e ao povo desta cidade. Sou muito grata por essa lembrança e por ver o reconhecimento do seu trabalho”, declarou.
O prefeito Marcelo Batista destacou a relevância de Octávio Carneiro e o propósito da Galeria dos Prefeitos:
“É fundamental destacar a importância de Octávio, nosso primeiro prefeito e um visionário. Esta galeria é para perpetuar, para registrar os nomes de todos os gestores que fizeram história em Quissamã. É um legado que se manterá vivo para as futuras gerações”, afirmou.
“Para nós que estamos começando a trilhar o caminho da política, é inspirador ver a história de Quissamã, moldada por grandes nomes que foram fundamentais para a nossa emancipação, que nos ajudaram a ser reconhecidos como município e, de fato, como uma cidade de referência. É uma honra imensa para mim, como vice-prefeita, estar presente neste momento tão especial e grandioso”, disse Sabrine Pereira.
O ex-prefeito Arnaldo Mattoso, presente ao evento, refletiu sobre o significado da galeria:
“Essa homenagem não é só a mim, mas a todos aqueles que deram o seu nome, o seu trabalho, como todos têm feito até aqui. Tenho certeza de que todos que passaram procuraram, dentro de suas possibilidades e da realidade que viviam, fazer o melhor”, disse.
Já o ex-prefeito Armando Carneiro, que não pôde comparecer por ter sido submetido a uma cirurgia no olho, enviou uma mensagem justificando sua ausência e agradecendo a homenagem. A sua foto foi descerrada por seu então vice-prefeito, Jorginho da Farmácia.
O ex-prefeito Nilton Furinga elogiou a escolha da data e a iniciativa da atual gestão:
“Eu acho que, por mais que eu fale, não posso deixar de mencionar a data que o prefeito escolheu, muito oportuna: 24 de junho, data de nascimento da maior liderança que Quissamã já teve até hoje, Octávio Carneiro. É uma iniciativa corajosa, porque você reúne ideologias diferentes, correntes partidárias distintas, e demonstra um desprendimento político. Esse é um gesto simples, porém nobre”, pontuou.
A ex-prefeita Fátima Pacheco relembrou sua trajetória e os desafios enfrentados:
“É uma iniciativa justa e merecida essa homenagem a Seu Octávio, que foi o primeiro prefeito de Quissamã e governou por quatro mandatos. Meus primeiros passos na vida profissional em Quissamã foram com Seu Octávio como prefeito. Hoje, olho para trás, vejo essa foto aqui e lembro de tudo que enfrentamos, como crise financeira e pandemia. Vivi essa experiência extraordinária de governar uma cidade — e quem governa uma cidade sabe como é. É como se fosse o melhor mestrado da vida. De manhã, uma decisão; no meio do dia, outra; à noite, mais uma. Mas não pode faltar otimismo, sorriso no rosto, engajamento e coragem”, enfatizou.
O vice-prefeito de Macaé, Fabiano Paschoal, também esteve presente para prestigiar o evento. O vice-presidente da Câmara Municipal, Cássio Reis, falou em nome dos vereadores:
“Esta iniciativa traz representatividade, valorizando a história política de Quissamã e o trabalho de todos os que contribuíram para a construção do nosso município”, finalizou.
Também participaram da solenidade os vereadores Luan Buiú, Ítalo Pacheco, Ailson Barreto, André de Paulo e o presidente da Câmara, Mazinho Batista; além de secretários, subsecretários e servidores municipais.