Quissamã estuda implantação do serviço de bicicletas de uso compartilhado

A Prefeitura de Quissamã está avaliando a possibilidade de implantar o serviço de bicicletas de uso compartilhado, nos moldes do que já acontece em outras cidades do Brasil e de outros países. Com o objetivo de colher experiências e conhecer a dinâmica do serviço, o secretário de Mobilidade Urbana, Alexandre de Souza (Xande Moreno) e o secretário de Transporte, Marcos Aurélio de Souza (Marcão), estiveram em Maricá, na Região Metropolitana do Rio, para uma visita técnica. As primeiras impressões a respeito do sistema implantado em Maricá, compõem um relatório que foi apresentado à prefeita Fátima Pacheco.
Em Maricá, os secretários foram recebidos pelo presidente da Empresa Pública de Transportes, Celso Haddad, que passou todas as informações a respeito dos caminhos tomados pelo Município, desde a elaboração do projeto até a implantação do serviço, ampliando assim o planejamento para que o município Quissamã possa oferecer mais essa opção de transporte.
– Temos condições ideais para abrigar um serviço de bicicletas de uso compartilhado, com a criação de estações de retirada e entrega das bikes, possibilitando a integração de diversos bairros. Além de ser um veículo não poluente, a promoção da qualidade de vida e de hábitos saudáveis também são itens positivos, avaliou o secretário de Mobilidade Urbana, Alexandre de Souza (Xande Moreno).
Para um contingente considerável de quissamaenses, a bicicleta é o principal meio de transporte. Diante disso, a Prefeitura de Quissamã tem direcionado ações no sentido de ampliar a malha cicloviária, visando garantir mais segurança e melhores condições de tráfego aos usuários. Atualmente, o município se destaca no Estado do Rio com mais de 11 quilômetros de ciclovias. O planejamento de expansão também inclui ciclofaixas em vias urbanas.
Um dos projetos que faz parte do pacote de obras da Prefeitura, é o da ciclovia do Sítio Quissamã, que terá aproximadamente dois quilômetros e se encontra em fase de conclusão. O novo espaço vai passar por pontos importantes da cidade, como a Creche Municipal Júlia Pessanha de Souza, a maior do município, inaugurada em junho. No mês de agosto, a prefeita Fátima Pacheco anunciou, dentre várias obras, o projeto de reforma da ciclovia que liga o Centro ao bairro Santa Catarina. O trecho entre o Centro e o bairro do Carmo já recebeu novas lâmpadas de LED, que garantem mais luminosidade, com menor consumo de energia.