Quissamã: Escola Tânia Regina promove Noite de Autógrafos em livros escritos por alunos

Alunos do 3º ano da Escola Municipal Profª Tânia Regina Paula desenvolveram a capacidade criativa por meio do Super Autor, uma iniciativa pensada para estimular habilidades de leitura e escrita dos alunos para publicação de livros.

Marcando o encerramento da atividade, a Prefeitura de Quissamã, por meio da Secretaria Municipal de Educação, realizou nesta sexta-feira (25) a Noite de Autógrafos dos escritores mirins, com presença de diretores, professores, pais e profissionais da Educação.

Os alunos escreveram suas próprias histórias durante as aulas, com auxílio dos professores. Quem acompanhou de perto, afirma que a prática amplia as possibilidades de aprendizado.

“É um momento muito especial. Foi muito lindo ler cada frase, palavra. Desejo do fundo do meu coração que essas crianças percebam o potencial transformador da palavra e leitura. A educação pode levar para onde elas quiserem”, comentou a professora Márcia Cristina.

“As crianças escrevem e ilustram seu próprio livro durante as aulas até chegar na noite de autógrafos. Elas ficam fascinadas com as coisas maravilhosas que aparecem dentro dos livros”, disse o Diretor pedagógico Edwilson da Silva.

E entre os assuntos, tem de tudo um pouco. Teve autor mirim que se inspirou nos seus avós, ou em temas mais de suspense ou indo para o oposto, com a comédia. E teve aquele que somente pensou em um encontro com seu cachorro de estimação.

Na nomeação dos livros, também não faltou criatividade. “O futebol maluco”; “O zorro: Dom Alejandro”; “A espada de ouro”; “A casa da vovó Bia”; “A família unida”; “Artur, o aventureiro”; e “A casa da minha vovó Regina”, foram alguns dos livros produzidos.

Os próprios alunos tiveram liberdade para narrar os acontecimentos da sua forma, sempre com apoio da escola e professores.

Segundo a secretária de Educação, Helena Lima, esse é um dos legados que vai ficar marcado na educação de Quissamã, trabalhar com metodologias voltadas para a prática e incentivo da leitura e da escrita.