Marcando o encerramento do mês de Conscientização do Autismo, a Prefeitura de Quissamã, por meio de uma ação conjunta entre as secretarias de Assistência Social (SEMAS), de Direitos Humanos e Cidadania (SMDHC), e de Educação (SEMED), por meio do CAEEQ (Centro de Atendimento Educacional Especializado de Quissamã), promoveu, nesta quarta-feira (30), um encontro voltado a pais e responsáveis de crianças e adolescentes com Transtorno do Espectro Autista (TEA). A atividade foi realizada no CRAS II, em Barra do Furado.
A iniciativa reforçou a importância do diálogo e da escuta qualificada para a oferta de serviços de qualidade à população, conforme destacou a secretária de Assistência Social, Valquíria Batista. “É fundamental que a Prefeitura esteja cada vez mais próxima das famílias, promovendo momentos como este para a troca de experiências e o fortalecimento da rede de apoio”, afirmou.
A coordenadora do CRAS II, Renata Fagundes, também ressaltou a relevância da integração com as famílias. “Essas ações de diálogo e escuta qualificada são essenciais para que possamos entender as necessidades específicas de cada família e garantir que os serviços oferecidos sejam cada vez mais eficientes e acolhedores”, destacou.
Também estiveram presentes a subsecretária de Assistência Social, Rosane Barro; a diretora de Políticas para a Pessoa com Deficiência da Secretaria de Direitos Humanos e Cidadania, Laís Teodoro; e representantes do CAEEQ.
Ao longo do mês de abril, a Prefeitura de Quissamã promoveu diversas atividades alusivas à conscientização sobre o autismo, incluindo uma caminhada com alunos das redes municipal e particular, a I Conferência Municipal de Apoio ao Transtorno do Espectro Autista, que reuniu mais de 200 participantes, e a celebração do Dia Mundial da Dança, com foco na inclusão.