Rua Conde de Araruama, 425 – Centro Quissamã – RJ – Cep: 28.735-000

Secretarias

Nota Fiscal

Transparência

Diário Oficial

Serviços

Ouvidoria e E-sic

Tempo Agora

Quissamã encerra campanha do Agosto Lilás com palestra

Encerrando a programação da campanha do Agosto Lilás, mês de enfrentamento à violência doméstica e familiar contra a mulher, a Prefeitura de Quissamã, através da Gabinete da Prefeita, promoveu nesta quinta-feira (31), no Auditório da Prefeitura, uma mesa-redonda com profissionais de diferentes áreas sobre o tema “Violência obstétrica e outras violências contra a mulher”.

O evento contou com parceria do Centro Especializado de Atendimento a Mulher Elisabeth da Conceição Barcellos Araújo (CEAM), vinculado a Secretaria de Assistência Social, e faz parte da campanha “Quissamã protege: Não à violência contra a mulher”, que reforça as ações voltadas à proteção da mulher, com novos Projetos de Lei, homenagem, ações voltadas para a saúde da mulher, palestras e rodas de conversa.

Presente na abertura, a prefeita Fátima Pacheco tratou a violência contra a mulher como uma doença social, que precisa ser enfrentada com política pública e conscientização. “É um tema que venho trabalhando desde quando era vereadora e segue sendo tratado como prioritário em nosso governo. Estamos atuando de forma efetiva, e saúde, educação, assistência, também permeiam nessa luta. Precisamos lidar, enfrentar, combater e trazer essas pessoas com conteúdo para nos ensinar”, destacou.

A roda de conversa foi intermediada pela Coordenadora Especial de Politica para as Mulheres, Nágila Oliveira e trouxe pautas relacionadas aos tipos de violência contra a mulher, racismo obstétrico, Lei Maria da Penha, relacionamento abusivo, locais de atendimento às mulheres na região, telefones para denúncia, privilégios dos homens, entre outros. Após o debate, foi aberto o espaço para questionamento do público. Presença da população e de vinculados aos Programas Jovens em Ação, Juventude Ativa e Assistência ao Idoso.

Os profissionais convidados foram: Lívia Tó, Graduanda em Ciências Sociais UFF Campos, Doula e Educadora Perinatal e Consultora Amamentação; Esteban Cipriano, Diretor Executivo do Instituto Conectar, Assistente Social e Mestre em Serviço Social; Luana Libório, Assistente Social, Mestranda em Serviço Social; Suzana Pinheiro, Enfermeira, Especialista em Saúde Coletiva, Doula e Consultora em Amamentação

“Após todas as ações que promovemos em parceria de tantas secretarias, uma coisa ficou ainda mais evidente. A educação é um elemento extremamente forte para transformar este cenário de violência contra a mulher. A partir desse processo, conseguimos desenvolver as famílias e toda uma comunidade. Precisamos envolver cada vez mais a população neste processo”, ressaltou Nágila.

Também participaram do evento o Chefe de Gabinete, Luciano Lourenço; a subchefe de Gabinete, Thamires Freitas; a Coordenação de Igualdade Racial, Jovana Azevedo; o vereador Janderson Barreto; entre outros.

Galeria de Fotos

cadastro enviado com sucesso

Seu Cadastro foi enviado com sucesso e será analisado por nossa equipe.