Quissamã Empodera homenageia mulheres de destaque no empoderamento feminino

Na manhã desta quinta-feira (25), 14 mulheres notáveis de Quissamã, juntamente com a prefeita Fátima Pacheco, foram homenageadas em uma solenidade marcada pela entrega de certificados. A cerimônia de fechamento do “Quissamã Empodera” – uma campanha de empoderamento feminino do município -, promovida pela Coordenadoria de Políticas Públicas para as Mulheres, foi realizada no auditório da prefeitura com homenagens póstumas a Dona Leninha e Mãe Preta.

Na abertura do evento, homenageadas, familiares e amigos assistiram à apresentação de voz e violão por Maria Luísa Viana de Souza e Carlos Magno Caetano de Carvalho, ambos do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos – Jovens em Ação, atuantes da Guarda Mirim de Quissamã.

“Em Quissamã, estamos comprometidos em dar voz e espaço para as mulheres, pois somente quando homens e mulheres caminham lado a lado, com igualdade e respeito, que podemos construir uma sociedade verdadeiramente inclusiva e justa”, ressaltou Fátima Pacheco.

A diversidade de áreas representadas pelas homenageadas reflete a amplitude da campanha, que celebrou mulheres de destaque em diferentes esferas de Quissamã por suas contribuições para o empoderamento feminino.

“O Quissamã Empodera não apenas celebra conquistas individuais, mas também fortalece o papel da mulher em nossa cidade. É fundamental reconhecer e valorizar o protagonismo feminino em todas as esferas da vida quissamaense”, destacou o vice-prefeito Marcelo Batista.

Aberta em março, Mês da Mulher, a Campanha Quissamã Empodera contou com diversas ações em prol da saúde e bem-estar e incluiu, ainda, a exposição de banners com fotos das homenageadas, na principal avenida da cidade, promovendo a visibilidade e o reconhecimento das mulheres em seus diversos papéis.

“O Quissamã Empodera coroa a luta feminina da nossa comunidade, é o reconhecimento merecido para mulheres que, algumas há décadas, trilham um caminho de inspiração e liderança, abrindo portas e guiando as gerações mais jovens”, disse a secretária de Assistência Social, Tânia Magalhães.

A coordenadora de Políticas Públicas para as Mulheres, Nágila Oliveira, ressalta que o verdadeiro empoderamento feminino emerge das mulheres do cotidiano.

“São essas mulheres que com sua força, resiliência e determinação moldam o curso da história em nossa comunidade”, frisou.

Uma das homenageadas, Fernanda Carvalho agradeceu o reconhecimento. É muito gratificante mostrar o esporte que a gente faz, esporte que abre portas e, agora, dividimos podium, o primeiro lugar, com os meninos”, disse Fernanda Carvalho, uma das homenageadas.
Filha de Dona Leninha, Alexandra Barcellos contou que o sonho da mãe era registar e guardar a história do povo quissamaense.

“Aos 60 anos, minha mãe retorna para Quissamã determinada a contar a história desse povo. São mais de 20 mil documentos, coletâneas de gravação com pessoas comuns que se repetem em todo o país e que contam a nossa história do Brasil. O sonho pode mover pessoas, e moveu a minha mãe”, destacou Alexandra Barcellos, filha de Dona Leninha.

Também participaram do evento os vereadores Ailson Barreto e Janderson Barreto, secretários, subsecretários e coordenadores municipais.

HOMENAGEADAS DA CAMPANHA QUISSAMÃ EMPODERA 2024

1. ANDERSA LOURENÇO – Atleta multicampeã de taekwondo e salva-vidas há 16 anos.
  2. CENIRA ALVES – Empreendedora rural, com 90 anos, produz queijo artesanal minas curado, biscoito de polvilho, pães de coco, bolos e doces artesanais que comercializa na sua própria casa.
  3. FERNANDA CARVALHO – Engenheira sanitarista e ambiental, é atleta e competidora de 3 tambores, modalidade esportiva à cavalo. Servidora pública, esposa e dona de casa.
  4. HELIANNA BARCELLOS (DONA LENINHA) – HOMENAGEM PÓSTUMA. Escritora, pesquisadora e fundadora do Espaço Cultural José Carlos de Barcelos, guardiã da cultura viva de quissamã por pelo menos 25 anos.
  5. LETÍCIA MOREIRA – Doceira, mantém a arte de confeccionar o doce mais tradicional e símbolo da cidade de quissamã: o pastel de nata.
  6. LUANA AZEVEDO – Estudante dedicada e cheia de sonhos, participante do Projeto Ambiente Jovem.
  7. MARIA AIDÊ DE SOUZA – Farinheira, de onde tira o sustento do seu lar ao mesmo passo que mantém a tradição de alimentar, através da farinha de mandioca.
  8. MARIA NATIVIDADE (MÃE PRETA) – HOMENAGEM PÓSTUMA – Personalidade Quilombola de Quissamã, mestre jongueira, doceira e cozinheira que deixou um legado de representatividade e resistência da mulher preta.
  9. MARIA NILDA DA SILVA – Servidora Pública da Prefeitura de Quissamã há 36 anos.
  10. MARLI MOREIRA – Professora aposentada. pioneira na educação especial em quissamã, trabalhando por 16 anos na área.
  11. MICHELE DA SILVA – Empreendedora e proprietária do Espaço Bom Café.
  12. ROS NGELA NASCIMENTO – Artesã, descobriu a paixão pelo artesanato aos 60 anos.
  13. VITÓRIA AZEVEDO – Ex-Juventude Ativa. atualmente é servidora da Prefeitura de Quissamã, atuando na secretaria de Educação, está cursando faculdade de administração.
  14. ZULEIDE FERREIRA – Comerciante no bairro de Santa Catarina, exemplo de empreendedora.

HOMENAGEM ESPECIAL
Fátima Pacheco – Primeira secretária de Ação Social de Quissamã, uma das primeiras mulheres eleita vereadora e a primeira mulher eleita e reeleita prefeita de Quissamã.