Quissamã: em homenagem à cidadã símbolo da luta das mulheres, Ceam recebe novo nome

O Centro Especializado de Atendimento a Mulher (Ceam) de Quissamã, a partir desta segunda-feira (13), passa a se chamar Ceam Elisabeth da Conceição Barcellos Araújo, em reconhecimento ao trabalho da pioneira do movimento pelos direitos das mulheres em Quissamã e fundadora do Sindicato dos Trabalhadores Rurais do município. A solenidade de denominação do Ceam contou com participação da prefeita Fátima Pacheco, secretários municipais, vereadores e sociedade civil.

Elisabeth da Conceição Barcellos Araújo faleceu em 7 de setembro de 2022, aos 81 anos. Cidadã ativa, colaborou com diversas iniciativas em favor do desenvolvimento da cidade e de assistência aos cidadãos, merecendo o carinho, a admiração e o respeito de todos os quissamaenses.

“Quando a Beth começou a atuar, a luta era ainda mais árdua. Ela foi uma mulher superimportante para Quissamã, e há 40 anos já defendia os direitos dos trabalhadores e das mulheres. E quando o parlamento municipal sugere e aprova essa grande homenagem para esta casa que tem um significado grande, mostra que estamos no caminho certo para continuar cuidando, prevenindo e combatendo essa doença social, que é a violência contra a mulher”, destacou a prefeita Fátima Pacheco. A homenagem foi de autoria do vereador Mazinho Batista.

Também houve entrega de diplomas do “Quissamã Protege”, em homenagem à personalidades que se destacam com ações de enfrentamento à violência contra a mulher e na atuação em políticas públicas de proteção às mulheres vítimas de violência. Receberam o diploma a Prefeita Fátima Pacheco, a vereadora Simone Flores, a Secretária de Assistência Social, Tânia Magalhães e a supervisora da Patrulha Maria da Penha, Neide Cruz.

“Beth foi uma pessoa que se destacou muito no enfrentamento à violência contra a mulher. Anos atrás foi pioneira nessas pautas no município, sempre trabalhando em prol dos nossos direitos”, disse a Secretária Tânia Magalhães. “Noite de reconhecimento da luta feminina. Uma mulher que lutava por outras mulheres. Uma mulher do povo, nomeando um espaço como esse”, finalizou a coordenadora do Ceam, Nágila Oliveira.

Desde 2017, Quissamã tem investido na rede de proteção à mulher. Neste período foram criados mecanismos para receber as vítimas, como o Centro Especializado de Atendimento à Mulher (Ceam) Elisabeth da Conceição Barcellos Araújo, Patrulha Maria da Penha, Núcleo Especializado de Atendimento ao Homem (Neah) e Sala Girassol.

Vinculado a Secretaria de Assistência Social, o Ceam é um espaço destinado ao acolhimento, acompanhamento psicológico e social, capacitação profissional e orientação jurídica às mulheres em situação de violência. Inaugurado em abril de 2019, o Ceam faz parte da rede de atendimento socioassistencial do município de Quissamã, voltado para o atendimento especial da mulher.

Cerimônia também contou com presença do Viúvo da homenageada, Argemiro Estejam De Araújo; além dos vereadores Fábio Castro; Adeilson Lopes; Ailson Barreto; Janderson Barreto; Mazinho Batista; e Simone Flores.