Quissamã está participando da 5ª Conferência Nacional de Promoção da Igualdade Racial (CONAPIR), que acontece até esta sexta-feira (19), em Brasília (DF). O município é representado pela conselheira suplente do Conselho Municipal de Promoção da Igualdade Racial (COMPIR), Cidineia Boré, que também é presidente da União de Negros e Negras pela Igualdade (Unegro) e monja suplente pela mesma entidade.
O evento, que retoma as discussões após um hiato de sete anos e celebra duas décadas desde sua primeira edição, representa um marco na retomada democrática do debate sobre a igualdade racial no país. A participação de Quissamã reforça o compromisso em trazer novas perspectivas e aprendizados para a cidade.
O secretário de Direitos Humanos e Cidadania, Lucas Pacheco, destacou a importância da presença do município em um fórum de alcance nacional. “A participação na CONAPIR é fundamental. É uma oportunidade para Quissamã se inserir nos debates mais relevantes sobre igualdade racial no Brasil, absorvendo conhecimento e experiências que nos ajudarão a construir uma cidade ainda mais inclusiva e justa. A voz da nossa população negra precisa ser ainda mais ouvida, e essa conferência nos dá ferramentas para fortalecer esse diálogo”, afirmou o secretário.
A conselheira Cidineia da Rocha Paschoal Boré também ressaltou o potencial de aprendizado do evento. “Estou participando da 5ª Conferência Nacional de Promoção da Igualdade Racial. É muito aprendizado e muitas informações para levar para Quissamã, que é uma cidade muito acolhedora. Tenho certeza de que o município continuará a desenvolver muitas políticas públicas importantes para a população negra”, declarou.





