Quissamã efetua pagamento de parcelas do defeso aos pescadores de água doce

O município de Quissamã pagou nesta quarta-feira (22), o defeso referente aos meses de novembro e dezembro, a 12 pescadores de água doce, inscritos na Colônia Z-27 e na Marinha do Brasil. A entrega dos cheques, pela secretaria de Agricultura, Meio Ambiente e Pesca, no valor de R$ 1 mil cada, foi na sede do Executivo e contou com as presenças do vice-prefeito e secretário, Marcelo Batista, do Chefe de Gabinete, Luciano Lourenço, e do subsecretário de Governo Paulo David Nogueira.
Marcelo Batista ressaltou a importância dos pescadores estarem em dia com a documentação para concessão do auxílio: “o defeso segue critérios e os pescadores devem estar atentos aos prazos. Também é uma importante ação de preservação ambiental, com respeito ao período de paralisação da pesca”, avaliou, ao destacar que o defeso de água doce tem início no dia 1º de novembro e vai até 28 fevereiro (quatro meses).
Ingrid do Rosário ao lado do marido Alexandre Pessanha e dos quatro filhos disse que o auxílio é fundamental para o reforço da renda familiar. “sem dúvida este valor chega em boa hora, quando as atividades do meu marido na pesca estão suspensas”.
A Lei 1.833/2019, garante o benefício aos pescadores, no valor de R$ 500 mensais, durante os meses de defeso da piracema e do camarão. A presidente da Colônia Z-27, Rosemary Ribeiro, participou da entrega dos cheques e destacou a iniciativa da Prefeitura: “esse repasse é muito importante para esses pescadores, principalmente após enfrentarmos um difícil período de pandemia”, pontuou.