Quissamã: Educação realiza capacitação para as merendeiras da rede municipal

A Prefeitura de Quissamã, através da Secretaria de Educação, está realizando uma capacitação para as merendeiras das unidades da rede municipal de ensino. Conduzida pelo Departamento de Nutrição Escolar, a atividade tem como objetivo aperfeiçoar as ações de gestão do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), entre elas a apresentação dos protocolos de biossegurança de enfrentamento à pandemia da Covid-19. Nesta semana, a equipe esteve no Cemei Manoel Ribeiro, no bairro Caxias.
As capacitações estão sendo realizadas nas unidades escolares, com agendamento prévio, seguindo todas as medidas de saúde necessárias no período da pandemia. Na próxima terça-feira (16), a equipe estará no Cemei Raquel Maria, em Santa Catarina, e na Creche Rachel Francisca, no Centro.
“As merendeiras devem estar cientes das novas normas para que sejam colocadas em prática, com objetivo de contribuir para a oferta de uma alimentação saudável aos nossos alunos”, disse a secretária de Educação, Helena Lima Costa.
As novas recomendações da Resolução nº 06 do PNAE preconizam alimentação adequada e saudável baseada no consumo de alimentos in natura ou minimamente processados, devendo ser limitado o consumo de alimentos ultraprocessados que segue a segunda edição do Guia Alimentar para a População Brasileira do Ministério da Saúde.
“É um processo extremamente necessário praticar condutas adequadas para a produção dos alimentos para a rede municipal de ensino. Na verdade, isso sempre foi importante, mas com a pandemia da Covid-19 se tornou ainda mais evidente. Todos devem ter este cuidado, até mesmo com o ambiente em que os alimentos são preparados”, avalia a nutricionista Mariana Oliveira.