Quissamã: Educação promove, de forma virtual, 2° encontro da Escola de Gestores

A Prefeitura de Quissamã, através da Secretaria de Educação, realizou o 2° encontro da Escola de Gestores, de forma online, com a palestrante e psicóloga Erika Neves, que também é mestranda em Ciência da Educação. O tema do encontro foi a “Ética e Gestão de Conflitos no Ambiente Escolar”, que reuniu cerca de 60 servidores da rede municipal de ensino, entre gestores, equipe da Cogep e equipe de suporte pedagógico.
“A palestra foi um momento importante de reflexão e aprendizado, pois trouxe a discussão temas tão relevantes do nosso dia a dia de gestor como a ética e gestão de conflitos. Saber compreender o universo do outro e administrar as situações que surgem no contexto da unidade escolar é fundamental para o sucesso da educação, afinal o ingrediente principal do nosso trabalho são as pessoas”, disse Allan Alves, diretor da Escola Felizarda Maria.
A importância da palestra foi compartilhada por outros diretores. “A gestão de pessoas é uma parte essencial da educação que move toda a estrutura da unidade escolar. Aprender a lidar com essa área de maneira sábia nos faz alcançar os objetivos que temos de forma eficaz”, conta Kelly Serafim Rodrigues, diretora da Escola Municipal Professor Miguel Angelo.
“Contamos com a leveza da palestrante Érica Neves para falar de um tema tão importante no ambiente escolar: Etica e Gestão de Conflitos no Ambiente Escolar. Tema muito relevante, já que a escola é feita de relações entre pessoas e com o objetivo único que é aprendizagem. Erika trouxe excelentes reflexões no campo profissional e pessoal já que precisamos cuidar/gerenciar nossos conflitos internos”, avalia Simone Martins, diretora da E. M. Prof. Maria de Lourdes.
A palestrante Erika Neves também comentou a importância desses encontros para os gestores das unidades escolares.
“Objetivamos com este tema salientar relevantes aspectos sobre o ensino e a prática da Ética no ambiente escolar. Exaltamos a importância e o significado da ação docente como mediadores na formação de cidadãos éticos, preparados para o exercício da cidadania concebendo-a como postura proativa de participação social. Na sequência, abordamos a temática Gestão de Conflitos, sendo os princípios éticos e morais fios condutores tanto para a convivência respeitosa, quanto para as resoluções relacionais. Demos ênfase à inteligência emocional com enfoque na liderança da Equipe de Gestores”, disse Erika Neves.