Quissamã é titular da Costa do Sol em Fórum de Turismo

Representado pelo secretário de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo, Arnaldo Mattoso, no Fórum Estadual de Secretarias de Turismo FEST RJ, realizado quarta-feira (20), no auditório do Departamento de Transportes Rodoviários (Detro-RJ), no Rio de Janeiro, o município de Quissamã foi eleito titular da Costa do Sol, uma das 12 regiões em que o Estado foi dividido, tendo Rio das Ostras como suplente. Com isso, Mattoso também responde como vice-presidente regional do Fórum.
Com a participação de secretários e dirigentes municipais de Turismo, os 12 eleitos – um de cada região – atuarão durante o biênio 2019/2010, sob a presidência do representante de Macaé. A nova diretoria conta com representações das regiões do Vale do Café, Águas do Noroeste, Serra Verde Imperial, Costa Verde, Metropolitana, Costa do Sol, Caminhos da Serra, Costa Doce, Caminhos da Mata, Baixada Verde, Caminhos Coloniais e Agulhas Negras.
Para Arnaldo, é importante estar à frente deste movimento que envolve 13 municípios, de Saquarema a Quissamã, como forma de elevar a participação no processo e fortalecer o território para inclusão no movimento turístico que já se faz. “Nesta região ficam três municípios, que são Búzios, Cabo Frio e Macaé, já classificados como municípios A no Cadastur, que são os com maior nível e estrutura e que podem nos beneficiar na atração de turistas. É Quissamã efetivamente marcando presença no cenário institucional do turismo no Estado do Rio de Janeiro”, afirmou.
“Um dos papéis do Fórum é criar parcerias para o desenvolvimento do trabalho, por isso as regionais são tão importantes. Se o interior for forte, o Estado também fica forte. Precisamos dos vices regionais ativos, lutando pela região, para fortalecer o interior”, enfatizou o presidente do Fórum, Leonardo Anderson da Silva. Ele destacou como alguns dos desafios dos municípios, a criação dos Conselhos Municipais de Turismo, Fundos e Planos Municipais de Turismo.