Quissamã e Sebrae RJ promovem encontro estratégico para a formulação do roteiro de turismo local

Prestadores de serviço, comerciantes e empresários de diversos segmentos ligados ao turismo em Quissamã, como hotelaria, gastronomia, artesanato, entre outros, participaram nesta segunda-feira (13), no auditório da Prefeitura, do primeiro encontro estratégico para a formulação de um roteiro de turismo local. O evento foi promovido pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae RJ), em parceria com a Prefeitura de Quissamã, via secretaria municipal de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo.

O encontro faz parte do projeto Agentes de Roteiros Turísticos, idealizado pelo Sebrae RJ, desenvolvido em conjunto com as prefeituras, por meio de secretarias municipais, com a meta de melhorar a competitividade e a sustentabilidade do setor.

Representando o Sebrae Rio, participaram da apresentação do projeto, o consultor, Jarbas Modesto, o coordenador de Turismo, Bruno Fernandes, e o diretor Guilherme Reche. As orientações aos comerciantes e empresários também foram passadas pelo secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo, Arnaldo Mattoso.

“Reafirmamos juntos aos comerciantes, empresários, artesãos, guias turísticos e representantes de diversas atividades ligados ao turismo a importância do trabalho em rede como fator preponderante para o êxito”, destacou Arnaldo Mattoso.

Elevar a competitividade e sustentabilidade dos pequenos negócios no município, conectar empresas para a geração de negócios, aumentar o faturamento, gerar trabalho e renda, fomentar o mercado e aumentar o fluxo de visitantes, foram alguns pontos relacionados na apresentação do coordenador regional do Sebrae no Norte Fluminense, Jarbas Modesto.

Fomento do turismo no município

Dentro do Programa do Viver Quissamã, gradativamente o município está se estruturando na promoção do turismo de experiência, além de fortalecer as suas vocações naturais, culturais e gastronômicas, com a finalidade de colocar o nome da cidade nos principais roteiros turísticos.

Para isso, a secretária municipal de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo, tem levado o potencial quissamaense para os principais eventos de promoção do setor, como aconteceu recentemente, na primeira semana do mês de março, durante a realização, em Portugal, da Bolsa de Turismo de Lisboa- (BTL) 2023, na busca possíveis parceiros nacionais e internacionais.