Rua Conde de Araruama, 425 – Centro Quissamã – RJ – Cep: 28.735-000

Secretarias

Nota Fiscal

Transparência

Diário Oficial

Serviços

Ouvidoria e E-sic

Tempo Agora

Quissamã é o único polo de experimento de citricultura da Embrapa no Rio de Janeiro

Quissamã está na vanguarda da pesquisa agrícola com o experimento de citricultura, fruto de uma colaboração estratégica entre a Prefeitura e a Embrapa (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária). Este projeto realizado no Rio de Janeiro, exclusivamente em Quissamã, visa revolucionar a produção de frutas cítricas, oferecendo aos produtores da agricultura familiar mudas de qualidade. Outros polos do estudo estão na Bahia e Espírito Santo.

O experimento já está em pleno andamento no Horto Municipal para avaliar características como espaçamento e porta-enxerto. O secretário de Agricultura, Meio Ambiente e Pesca, Luiz Carlos Fonseca, destaca que parte das mudas em experimento é fornecida pela Ufes (Universidade Federal do Espírito Santo) e reforça a importância desta iniciativa.

“O objetivo do convênio é fazer espécies aclimatadas, adequadas para serem enviadas aos produtores, ofertar mudas de qualidade. Estamos empenhados em promover uma agricultura sustentável e próspera em nossa região. O Horto Municipal produz tecnologia, faz levantamento das melhores técnicas de plantio e esse convênio com a Embrapa é fundamental”, enfatizou Luiz Carlos Fonseca que na sexta-feira (10) participou do evento Dia de Campo de Citricultura, em Cachoeiro do Itapemirim (ES).

O assessor de Agricultura, Arnoldo Reilly, acrescenta que são boas as perspectivas com os resultados. “Estamos entusiasmados com os resultados iniciais do experimento e ansiosos para expandir nossos estudos. Além da laranja pêra, estamos explorando opções, como manga, acerola, abacaxi e mandioca para diversificar ainda mais a produção da agricultura familiar de Quissamã,” destacou Arnoldo Reilly.

Em junho, o município vai iniciar o plantio mamão, maracujá, limão taiti, abacate e abacaxi imperial (sem espinhos). “Com este compromisso conjunto com a inovação e o desenvolvimento agrícola, a parceria entre a Prefeitura de Quissamã e a Embrapa vai impulsionar não apenas a produção de frutas cítricas na região, mas também servir como um modelo para municípios da nossa região”, frisou o vice-prefeito Marcelo Batista.

Galeria de Fotos

cadastro enviado com sucesso

Seu Cadastro foi enviado com sucesso e será analisado por nossa equipe.