Quissamã e mais cinco municípios concluem etapa intermunicipal da IV CONAE

Com o tema “INCLUSÃO, EQUIDADE E QUALIDADE: compromisso com o futuro da educação brasileira”, a etapa intermunicipal da IV Conae (Conferência Nacional de Educação) foi concluída nesta terça-feira (19) com a discussão dos eixos temáticos. Os municípios aprovaram o texto que será encaminhado para a Etapa Estadual, plenária final e eleição dos delegados. O encontro aconteceu no auditório da UFRJ – Cidade Universitária de Macaé. A intermunicipal é realizada em regime de cooperação, além das secretarias municipais de Educação de Quissamã, participam Armação de Búzios, Carapebus, Italva, Macaé, Rio das Ostras, e, o Fórum Municipal de Rio das Ostras.
A CONAE tem como proposta debater políticas educacionais, do Plano Nacional de Educação (PNE), para os próximos 10 anos a partir de 2024. A delegada que irá representar Quissamã na etapa estadual será a professora orientadora Pedagógica Júlia Wenderoscky Ximenes.
“A CONAE Intermunicipal 2022 foi um momento significativo para a Educação dos municípios envolvidos. Estaremos levando para a etapa estadual importantes contribuições. Quissamã, em especial, apresentou propostas relevantes que foram aprovadas na plenária final. Foi um grande desafio realizar essa conferência de forma híbrida (remota/presencial), acredito que o avanço da Educação se faz com debate e conhecimento das Políticas Públicas da Educação”, destacou a coordenadora de Gestão Pedagógica da secretaria municipal de Educação, Joelma Passos que juntamente com a presidente do Conselho Municipal de Educação, Luciana Barros da Silva Gaspar, fez parte da comissão organizadora da intermunicipal representando Quissamã.
Na segunda etapa, foi realizada a Leitura e apresentação de emendas do Documento referência CONAE/2022 em forma de miniconferências pelas unidades escolares e movimentos sociais. As emendas desta etapa foram levadas para a plenária por eixos, da terceira etapa. A primeira foi a abertura.
Representaram o município de Quissamã na CONAE Intermunicipal 2022 os seguintes delegados:

TRABALHADOR DA EDUCAÇÃO BÁSICA
Júlia Wenderoscky Ximenes