Rua Conde de Araruama, 425 – Centro Quissamã – RJ – Cep: 28.735-000

Secretarias

Nota Fiscal

Transparência

Diário Oficial

Serviços

Ouvidoria e E-sic

Tempo Agora

  • Home
  • Quissamã é escolhido pelo MS, para participar do Proteja

Quissamã é escolhido pelo MS, para participar do Proteja

Pela primeira vez, o Ministério da Saúde escolheu municípios com menos de 30 mil habitantes para participarem de uma nova estratégia do Programa Proteja, que tem como objetivo deter a obesidade infantil. Dos 42 municípios do Estado do Rio, que se candidataram, somente quatro foram escolhidos, sendo Quissamã um deles.
Dentre os critérios de seleção dos municípios estão a população inferior a 30 mil habitantes, acompanhamento na rotina de peso e estatura (Vigilância Nutricional) de mais de 50% da população infantil, perfil do consumo alimentar nesta faixa etária, além do percentual de 15% de crianças com excesso de peso.
No ano de 2020, das crianças acompanhadas por meio do Sisvan, sistema voltado para a gestão das informações da Vigilância Alimentar e Nutricional no Município, foi encontrado excesso de peso em 9,44% das crianças de zero a cinco anos e 15,93% das crianças de cinco a dez anos. Apesar do percentual alto, segundo o SISVAN, o número ainda está abaixo do encontrado no Brasil.
Alba Valéria, coordenadora da Área Técnica de Alimentação e Nutrição – Atan, de Quissamã, ressaltou a importância do trabalho realizado no Município.
– Como coordenadora da área técnica, fiquei muito feliz com a escolha dos municípios com menos de 30 mil habitantes. O fato de o Ministério da Saúde ter optado por Quissamã, demonstra a organização das ações de vigilância alimentar e nutricional na cidade, que são articuladas e executadas dentro da rotina das unidades, em parceria com a Estratégia de Saúde da Família – ESF, explicou.
A Estratégia Nacional de Prevenção e Atenção à Obesidade Infantil tem como foco cinco eixos de ação: vigilância alimentar e nutricional, promoção da saúde, prevenção do ganho excessivo de peso, diagnóstico precoce e atendimento do grupo de risco de crianças, adolescentes e gestantes, no âmbito da Atenção Primária à Saúde. As ações preconizadas neste programa, já fazem parte da rotina quissamaense.

Galeria de Fotos

cadastro enviado com sucesso

Seu Cadastro foi enviado com sucesso e será analisado por nossa equipe.