Rua Conde de Araruama, 425 – Centro Quissamã – RJ – Cep: 28.735-000

Tempo Agora

Secretarias

Nota Fiscal

Transparência

Diário Oficial

Serviços

Ouvidoria e E-sic

Quissamã e Conceição de Macabu dialogam sobre ações na Saúde

Com intuito de estabelecer e traçar metas para fortalecer a região Norte Fluminense na área da Saúde, o Secretário de Saúde de Quissamã, Nilton Furinga, recebeu o secretário de Saúde de Conceição de Macabu, Pedro Folly, nesta terça-feira (17), em seu gabinete. Folly é também Diretor Sanitário do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde (COSEMS) e esteve no Hospital Municipal Mariana Maria de Jesus (HMMMJ) para conhecer os protocolos de atendimento da unidade.

Nilton falou sobre a consolidação da parceria entre estado e municípios na nova gestão, que tem como objetivo alinhar as ações para o fortalecimento do SUS na região. “Será mais um desafio para nós, mas com trabalho, capacidade de enfrentamento e competência, vamos continuar atendendo a todos com a mesma qualidade”, afirmou.

Foram abordados temas como a implantação do SAMU na região, investimento nos consórcios e sua importância na área da saúde, na operacionalização da regionalização, uma vez que a política do Estado será de financiamento de procedimentos de alta complexidade por meio dos consórcios, como o Consórcio Público Intermunicipal de Desenvolvimento do Norte e Noroeste (CIDENNF), cujo à prefeita Fátima Pacheco é presidente.

“Ontem estive com os demais diretores do COSEMS e o secretário Estadual de Saúde, Luiz Antônio Teixeira Júnior. Ele apresentou as propostas de investimento em ações de alta complexidade e falou sobre a responsabilidade dos municípios na média complexidade e na atenção básica”, declarou Pedro.
A visita ao hospital busca qualificar ainda mais a assistência de pré-natal para detecção precoce de patologias tanto maternas quanto fetais, reduzindo os riscos durante o parto para a mãe e bebê. Foi apresentado pelo Coordenador médico da Maternidade, Dr. Carlos Anomal, o protocolo da eclâmpsia adotado em Quissamã, com o intuito de retardar a complicação, entre outros procedimentos assistenciais adotados no município.
 
Segundo Folly, “a pactuação de atenção à gestante de baixo risco com Quissamã funciona brilhantemente e a parceria é muito importante para que possamos proporcionar um parto de excelência às nossas futuras mamães”, afirmou.

Para o secretário, a reunião serviu para que pudessem organizar os fluxos relacionados ao protocolo de atendimento e até mesmo, de acompanhamento do pré-natal realizado em Macabu, a fim de facilitar cada vez mais o trabalho ofertado pela equipe de saúde do HMMMJ. “Essa comunicação entre os municípios e a interiorização da saúde são de extrema relevância”, finalizou.

“Essa reunião fortalece a regionalização, aprimora o pacto entre o município de Quissamã e Conceição de Macabu e define um padrão de assistência pré-natal e parto para todas as mulheres, o que dá uma homogeneidade na condução dos casos. A gestante de fora, vai chegar recebendo o mesmo atendimento e cuidado que as quissamameses recebem, que é muito importante”, explicou Delba Barros, coordenadora de Planejamento em Saúde.

Também participaram da reunião no Hospital, Lilia Erthal, Diretora de Planejamento, Thayra Camarão, Diretora da Atenção Básica, Delba Barros, coordenadora de Planejamento em Saúde, Gilda Queirós, Diretora do HMMMJ, Carlos Eduardo Anomal,  ginecologista e obstetra, coordenador da Maternidade, além da Alessandra Ribeiro, enfermeira da maternidade.

Galeria de Fotos

Seu Cadastro foi enviado com sucesso e será analisado por nossa equipe.