Quissamã e Carapebus fecham a barra da Lagoa do Paulista

A Prefeitura de Quissamã, por meio da secretaria de Agricultura, Meio Ambiente e Pesca; e a Prefeitura de Carapebus realizaram o fechamento da barra da Lagoa do Paulista, na tarde desta segunda-feira (23). Os trabalhos de prevenção do nível das lagoas que banham o município começaram há uma semana e contaram com máquinas e tratores, além de funcionários da secretaria. As ações foram acompanhadas com a orientação e supervisão do Instituto de Biodiversidade e Sustentabilidade (NUPEM/UFRJ), Conselho Gestor do Parque da Restinga de Jurubatiba, Inea e ICMBio.
“Com a abertura autorizada da barra de Carapebus, tomamos algumas medidas para proteção do nível da água de nossas lagoas e canais. Na semana passada, interrompemos a ligação do Canal Campos-Macaé, na altura do Horto Municipal, para que o fluxo de água em direção à barra fosse sanado, já as lagoas costeiras são abastecidas pelo nosso canal. Se não acontecesse esta intervenção, com nível elevado da Lagoa Feia, o fluxo de água seria muito grande, acarretando um tempo grande da barra aberta. Com a abertura novamente da barra, fomos com as equipes e maquinários para a Lagoa do Paulista, e por mais de 72 horas, para recompor a areia e fechar artificialmente a barra. Nesta ação contamos com a parceria da Prefeitura de Carapebus. Trabalhamos com duas máquinas, caminhões e funcionários, além do auxílio aos órgãos ambientais que estavam presentes em todos os momentos. O próximo passo é a vigilância constate do local para que novas intervenções sem autorização não sejam realizadas. Agradeço todos os órgãos envolvidos, em especial, ao ICMBio, na pessoa do chefe do Parna Jurubatiba, Marcelo Pessanha, pela parceria e apoio”, disse o secretário de Agricultura, Meio Ambiente e Pesca de Quissamã, Luiz Carlos Fonseca Lopes.