Rua Conde de Araruama, 425 – Centro Quissamã – RJ – Cep: 28.735-000

Secretarias

Nota Fiscal

Transparência

Diário Oficial

Serviços

Ouvidoria e E-sic

Quissamã é a 1ª cidade do Norte Fluminense no ranking do Previne Brasil

A cidade mais sustentável do estado do Rio de Janeiro, Quissamã é a primeira da região Norte Fluminense no ranking do Previne Brasil. Os dados do 2º Quadrimestre de 2023 da Atenção Primária foram divulgados pelo Ministério da Saúde. O município obteve nota 8,65.

“A colocação alcançada por Quissamã nos motiva a aprimorar cada vez mais nossas ações, mas mais que isso comemoramos que a população está recebendo o atendimento que ela merece e espera nas Unidades de Saúde da Família (USFs). Parabenizo todas as equipes das USFs da cidade que diariamente fazem um trabalho de excelência nos cuidados à saúde da população”, destacou a prefeita Fátima Pacheco.

O Previne Brasil é a política de financiamento federal da atenção básica em saúde no País. A avaliação toma como base critérios de atendimento, como: “proporção de gestantes com pelo menos seis consultas de pré-natal”; “pré-natal com tratamento para sífilis e HIV”; “saúde bucal da gestante”; “cobertura do exame citopatológico”; “percentual de pessoas hipertensas com pressão arterial aferida; e diabéticos com solicitação de hemoglobina glicada”; e “cobertura de vacinação pólio e penta”.

Desde o ano passado, o município de Quissamã se mantém entre os 10 municípios mais bem avaliados, no estado do Rio de Janeiro, pelo Previne Brasil. A secretária de Saúde de Quissamã, Milena Viana, enfatiza o trabalho em equipe e os esforços da gestão para melhorar o atendimento na atenção básica.

“A Atenção Primária é a porta de entrada do paciente no sistema de saúde. Em Quissamã, a cobertura da Estratégia Saúde da Família é de 100%. Nosso esforço é sempre no sentido de oferecer um atendimento humanizado, acolhedor e resolutivo. O trabalho em equipe e o apoio da gestão que entende a capacidade de resolutividade da Atenção Primária proporcionam este excelente resultado”, frisou Milena Viana.

Além do atendimento, o resultado foi alcançado com os investimentos realizados pela Prefeitura, como a informatização dos dados por meio do Prontuário Eletrônico. Durante o atendimento, nas USFs, os dados são inseridos de imediato no sistema e enviados ao Ministério da Saúde que faz a análise do Previne Brasil. Outro grande investimento na área é a construção da nova Unidade Saúde da Família da Penha, nos padrões do Ministério da Saúde, que está em fase de conclusão.

Galeria de Fotos

cadastro enviado com sucesso

Seu Cadastro foi enviado com sucesso e será analisado por nossa equipe.