Quissamã divulga edital e abre inscrições nesta quinta (21) para bolsas de estudo do Ensino Médio

A partir desta quinta-feira (22), a Prefeitura de Quissamã, através da Secretaria municipal de Educação, abre as inscrições do processo seletivo para a concessão de bolsas de estudo integrais para estudantes do Ensino Médio de Quissamã. O edital foi publicado na edição do Diário Oficial desta quarta (21).

O candidato deverá entregar a ficha de inscrição (AQUI), preenchida, assinada e junto aos documentos, no Protocolo Geral da Prefeitura, de 8h às 11h30 e 13h30 às 16h30, e às sextas-feiras de 8h às 11h30. O período de inscrições segue até 30 de dezembro e o resultado sai em 3 de janeiro, no portal da Prefeitura.

São 51 vagas distribuídas para instituições de ensino localizadas no município, sendo 41 vagas para o 1º ano, 5 para o 2º ano e 5 vagas para o 3º. A modalidade para reserva de vagas será dividida entre 5% das vagas para Pessoas com Deficiência  (PcD), 20% para negros e índios, 50% para estudantes de escola pública e 25% para estudantes de escolas privadas.

O critério de seleção será a partir da confirmação das informações fornecidas por meio do formulário. A partir daí, acontece a aplicação da prova objetiva no dia 17 de janeiro, com 40 questões, sendo 20 de matemática e 20 de língua portuguesa.

Segundo a secretária de Educação, Helena Lima, a Prefeitura segue cumprindo a função de oportunizar a mudança de vida através da educação. “Sempre pensamos em novos caminhos para continuar dando suporte à permanência e entrada dos alunos desde o pré, até a universidade. Entendemos que o estudo é determinante para o avanço, principalmente dos mais jovens. E caso a disponibilidade financeira nos possibilite, a quantidade de vagas poderá ser ampliada, mantendo a ordem de classificação”, destacou.

Mãe do formando de 2022 do Colégio Cenecista Andrei, Andréa Oliveira, de 51 anos, destacou a importância da bolsa de estudo no desenvolvimento estudantil e social do filho. “Esse ano, o Andrei teve privilégio de estudar nessa escola graças à bolsa de estudo que ele conseguiu. Além da bolsa, houve o processo de inclusão. Meu filho é autista e foi de grande importância para ele estar inserido nesse processo”, disse.

Documentação – No ato da inscrição, além da ficha de inscrição preenchida (modelo no edital), o candidato deve apresentar os modelos original e cópia dos seguintes documentos: cópia da certidão de nascimento do estudante; Cópia do RG e CPF do representante legal do estudante; comprovante de residência no município de Quissamã, pelo período mínimo de quatro anos, a contar da data do pedido da bolsa; cópia do histórico escolar; uma foto 3×4 colorida; cópia do último contracheque ou documento de todos os membros da família que possuam vínculo empregatício ou exerçam atividade remunerada; comprovante em nome do aluno de frequência e conclusão dos anos finais (6º ao 9º ano do Ensino Fundamental) em estabelecimento localizado no município de Quissamã; comprovante, em nome do responsável legal, de quitação com o Tesouro Municipal; e Termo de Responsabilidade e Declaração de Reserva de Vagas (Cotas) preenchidos (modelo no edital).