Rua Conde de Araruama, 425 – Centro Quissamã – RJ – Cep: 28.735-000

Secretarias

Nota Fiscal

Transparência

Diário Oficial

Serviços

Ouvidoria e E-sic

Tempo Agora

Quissamã divulga boletim da Dengue

A Prefeitura de Quissamã, através da Secretaria Municipal de Saúde, divulgou o boletim epidemiológico da dengue neste ano. De acordo com o informe, até esta sexta-feira (16), o município registrou 9 casos da doença e 49 notificações.

O coordenador de Vigilância em Saúde, Leonardo Barcelos, destaca que, desde o início do ano, a Visa realiza atividades com objetivo de orientar a população sobre as medidas de prevenção da proliferação de criadouros do Aedes aegypti, além de tratar aqueles que não podem ser eliminados.

“Precisamos continuar com essa atenção para evitar os casos de dengue, porque apesar dos números estarem sob controle, o trabalho de prevenção ao Aedes Aegypti deve ser mantido. O carnaval sempre traz um alerta, já que é um período que as famílias viajam por vários dias, então é muito importante que neste retorno para casa façam a revisão em busca de possíveis criadouros do mosquito”, comentou o coordenador.

Neste ano, mais de 5,8 mil inspeções em imóveis, nove palestras, nove caminhadas com distribuição de material educativo nos bairros e mutirão de visitas para eliminação de criadouros, tratamento de depósitos e orientação da população.

A primeira medição de 2024 do Levantamento de Índice Rápido de Aedes Aegypti (LIRAa) em Quissamã, totalizou 1,6% do Índice de Infestação Predial (IIP), valor considerado de médio risco, mas que demanda alerta, de acordo com as normas adotadas pela Organização Mundial de Saúde (OMS) e Ministério da Saúde.

Entre as medidas de prevenção, manter limpos e fechados os reservatórios de água, recolher brinquedos do quintal quando não estiverem em uso, manter pneus em local coberto ou dar o destino correto, colocar areia nos pratos de planta, manter o lixo fechado e colocar para coleta no dia e horário corretos, manter as calhas limpas e garrafas viradas para baixo e limpar piscinas sempre que se mostrar necessário e, pelo menos uma vez por semana, os reservatórios de geladeiras.

Galeria de Fotos

cadastro enviado com sucesso

Seu Cadastro foi enviado com sucesso e será analisado por nossa equipe.