Quissamã: Dia Municipal do Agente Comunitário de Saúde nesta sexta (20)

O Dia Municipal do Agente Comunitário de Saúde (ACS) foi incluído no calendário oficial do município de Quissamã e é lembrado no dia 20 de agosto. O ACS é um profissional muito importante na implementação do Sistema Único de Saúde (SUS), fortalecendo a integração entre os serviços da Atenção Básica e a população.
É o profissional que está mais próximo dos problemas que afetam a comunidade. Ele se destaca pela capacidade de se comunicar com as pessoas e pela liderança natural que exerce. Sua ação favorece a transformação de situações que interferem na qualidade de vida das famílias, como aquelas associadas ao saneamento básico, destinação do lixo, condições precárias de moradia, situações de exclusão social, desemprego, violência intrafamiliar, drogas lícitas, ilícitas, acidentes, entre outros.
A secretária de Saúde, Renata Fagundes, reforçou o comprometimento da gestão municipal e a devida atenção aos Agentes de Saúde tanto na luta pela qualidade do serviço, quanto no atendimento à população, além da remuneração. “É necessário darmos as mãos para superarmos as dificuldades que o país enfrenta. Precisamos cotidianamente dialogar para que possamos junto com os ACSs definir novas diretrizes”, comentou.
“Os agentes são profissionais extremamente importantes para o trabalho da Estratégia de Saúde da Família (ESF), pois são eles que identificam as necessidades dos nossos usuários com as visitas domiciliares. É por meio desse contato, que as demandas são trazidas para a equipe e assim termos êxito no trabalho”, releva Milena Viena, coordenadora da ESF.
Milena ressalta ainda que eles são extremamente importantes para o sucesso da vacinação contra o Covid-19 no município. “Realizaram com sucesso, a busca ativa dos usuários para a vacinação, além da participação na organização em dias de imunização. Eles são merecedores de um dia dedicado para a categoria no município”, finalizou.