• Secretaria de Saúde

Quissamã destaca a importância do pré-natal odontológico no Dia Mundial de Saúde Bucal, nesta segunda

Com objetivo de conscientizar a população sobre a importância dos cuidados odontológicos para o bem-estar da população, em 20 de março é celebrado o Dia Mundial da Saúde Bucal. Reforçando a importância da data, a Prefeitura de Quissamã, através da Secretaria municipal de Saúde, disponibiliza o pré-natal odontológico para todas as gestantes atendidas na rede municipal de saúde.

Segundo a cirurgiã dentista da rede, Hemilany Rodrigues, o pré-natal odontológico é indispensável para a saúde da mãe e do bebê. Infecções bucais na gestação podem causar sérios problemas.

“Esse acompanhamento com a gestante é muito importante. Com o pré-natal odontológico podemos diagnosticar algumas doenças logo no início, prevenir infecções e até mesmo evitar que algumas infecções sejam agravadas. Conseguimos diagnosticar, por exemplo, a periodontite, que, se avançada, pode causar até um parto prematuro”, destacou Hemilany.

O agendamento para a consulta dentária é feito assim que a mulher grávida procura atendimento na Unidade de Saúde da Família (USF) de Caxias, para triagem. Em seguida, a gestante é encaminhada para atendimento odontológico.

Atendimentos em 2022

No último ano, Quissamã ficou em 1º lugar no ranking dos municípios que obtiveram bom desempenho na meta traçada pelo Estado do Rio, dos tratamentos concluídos e estimados da primeira consulta odontológica pela equipe de saúde bucal na Atenção Primária de Saúde – APS.

Nos quatro meses iniciais do ano, em que o indicador começou a ser monitorado, 28 municípios alcançaram um bom desempenho, evidenciando Quissamã (9,28), seguido por Saquarema (4,27).

Segundo o coordenador do programa de Saúde Bucal do município, Mateus Lima, entre janeiro e fevereiro de 2023, foram realizados 345 procedimentos e cerca de 130 consultas odontológicas.

A Unidade de Caxias tem uma equipe de saúde bucal de 40h (segunda a sexta-feira), fazendo com que as metas propostas pelo Estado e Ministério da Saúde, sejam alcançadas em 100%.