Quissamã demonstra sistema de gestão da Atenção Básica para comitiva de Rio das Ostras

O secretário e a subsecretária de Saúde de Quissamã, Nilton Pinto e Sabrine Pereira, respectivamente, receberam na manhã desta terça-feira (30), uma comitiva da secretaria de Saúde de Rio das Ostras, para apresentar o modelo de gestão utilizado pelo Município, que ocupa o quarto lugar no ranking entre os municípios do Estado do Rio de Janeiro, na avaliação de desempenho do Previne Brasil.
Eduardo Faria, subsecretário da Atenção Básica e Vigilância em Saúde; Glória Maria de Oliveira Magalhães, da Coordenação de Atenção Básica; Andréa Viana, chefe da Epidemiologia, e Luiz Gustavo Tebaldi, assessor de Comunicação e Tecnologia da Informação, vieram conhecer a dinâmica do trabalho realizado por Quissamã, na transmissão das informações para o Ministério da Saúde.
Segundo Eduardo Faria, a troca de informações entre os municípios é fundamental. Ele afirma que esse processo amplifica os conhecimentos a respeito das ações que estão em curso em cada cidade, a fim de aprimorar o trabalho.
– Essa troca de informações entre as cidades próximas é de suma importância para que possamos conhecer o serviço de excelência realizado em Quissamã. Precisamos implantar um sistema que acelere o serviço, aumente o nosso conhecimento e seja aprimorado, focado na alimentação dos atendimentos realizados pela Atenção Básica, afirmou.
O sistema implantado em Quissamã, foi apresentado no Auditório da Prefeitura, pela coordenadora da Estratégia de Saúde da Família – ESF, Milena Viana, responsável, também, pelo esclarecimento de dúvidas da equipe de Saúde de Rio das Ostras.
Nilton Pinto, secretário de Saúde, destacou o fato de Quissamã ter alcançado o primeiro lugar nos critérios de análise do Previne Brasil, do Ministério da Saúde, dentre os municípios das regiões Norte e Noroeste Fluminense e com isso, poder compartilhar os conhecimentos com as cidades vizinhas, que também visam o crescimento:
– O comprometimento da equipe qualificada faz toda a diferença nos indicadores que temos mostrado. É o resultado do trabalho integrado com recursos e investimentos adequados. Quissamã é referência mais uma vez e isso nos deixa cada vez mais orgulhosos, afirmou.