Quissamã conta com serviços da Casa do Empreendedor

Na primeira semana do novo governo, a população de Quissamã já conta com os serviços da Casa do Empreendedor, órgão vinculado à Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo. No local é possível é solicitar a CTPS Web, ou seja, a nova versão informatizada da Carteira de Trabalho e Previdência Social e o Seguro-Desemprego, assim como orientação e a formalização do Microempreendedor Individual (MEI).
Para solicitar a carteira de trabalho é necessário fazer o agendamento através do telefone (22) 2768-7024, de segunda a quinta-feira, das 9h às 11h30 e das 13h30 às 16h30 e às sextas-feiras, das 9h ao meio-dia, já para o Seguro-Desemprego a data é sempre no primeiro dia útil do mês. O atendimento ao MEI é feito diariamente e não necessita de agendamento.
Segundo o secretário de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo, Arnaldo Mattoso, os serviços não foram interrompidos. “Por determinação da prefeita Fátima Pacheco, os serviços da Casa do Empreendedor, como emissão de carteira de trabalho e seguro-desemprego foram mantidos sem interrupção, uma vez que prestam relevantes serviços à população, principalmente para aqueles que precisam renovar sua carteira, ingressar no mercado de trabalho ou necessitam do seguro-desemprego”, explicou.
A emissão da Carteira de Trabalho é uma parceria da prefeitura com o Ministério do Trabalho e Emprego. Para solicitar a primeira via é necessário apresentar cópia e original dos seguintes documentos: RG, CPF, Título de Eleitor, comprovante de residência atual com CEP e certidão de nascimento ou casamento. No caso de 2ª via, além desses documentos, também é preciso apresentar um documento que comprove o número da CTPS anterior e o boletim de ocorrência no caso de perda, roubo, furto ou extravio. A Carteira Nacional de Habilitação (CNH) não é aceita como documento de identificação.
A recomendação da Casa do Empreendedor é quanto aos documentos solicitados e de vestuário, devido a restrições para a fotografia, que é feita por meio digital no dia marcado, por isso é preciso respeitar as solicitações informadas na hora do agendamento, para evitar a remarcação da data. É necessário usar roupas mais fechadas, sem decotes e com cores mais sóbrias, sem estampas ou propagandas. Não se deve usar camisas brancas, de times de futebol ou uniformes.
Para quem vai solicitar o seguro-desemprego é preciso apresentar cópia e original do RG ou Passaporte ou Certificado de Reservista ou Carteiras de Conselhos (Ex: CRC, CRM, CREA etc..), CPF, Carteira de Trabalho e Cartão Cidadão (PIS) e original do comprovante de saque do FGTS (extrato) ou Extrato Analítico, ou Extrato do FGTS, Termo de Rescisão, Quitação (Homologação) e Requerimento Seguro-Desemprego. A Casa do Empreendedor fica localizada na Avenida Barão de Vila Franca, 292, Centro.