A educação escolar quilombola em Quissamã deu um importante passo nesta quarta-feira (9), com a realização da 1ª Mostra de Construções Pedagógicas para a Educação Escolar Quilombola. O evento marcou a conclusão do Curso de Aperfeiçoamento em Educação Escolar Quilombola: Perspectivas Antirracistas e Práticas Emancipatórias, promovido pela Universidade Federal Fluminense (UFF), em parceria com a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e a Secretaria Municipal de Educação (SEMED). A mostra aconteceu na Escola Municipal Felizarda Maria da Conceição de Azevedo, em Machadinha, reunindo professores que atuam diretamente com as comunidades quilombolas do município.
Durante a cerimônia de encerramento, o secretário de Educação, José Henrique Abreu, destacou a relevância da iniciativa para o município. “Hoje concluímos mais uma etapa e gostaríamos que esse curso, tão importante para a nossa cidade, continuasse muitas e muitas vezes”, afirmou o secretário.
O curso teve como objetivo principal capacitar educadores e profissionais que atuam nas comunidades quilombolas, fomentando a valorização da cultura e da história afro-brasileira, além de combater o racismo no ambiente escolar. Participaram da formação professores das escolas municipais Felizarda Maria da Conceição de Azevedo e Maria Ilka de Queirós Mattoso.
O diretor da Escola Municipal Felizarda Maria da Conceição de Azevedo, Allan Alves, destacou o impacto do curso no cotidiano escolar. “As práticas que eles desenvolveram durante o curso, com certeza, já estão acontecendo nas salas de aula. Trazer a sabedoria dos mestres da nossa comunidade foi essencial para que a educação acontecesse de verdade”, frisou.
A professora Rute Costa, da UFRJ, que participou da coordenação do curso, pontuou a importância da execução prática de políticas educacionais. “Tivemos a oportunidade, durante esse curso, de executar a Política Nacional de Educação Escolar Quilombola com a escola, voltada para as relações étnico-raciais e a equidade racial no município de Quissamã. Em parceria com a Escola Felizarda, com a Escola Maria Ilka e com o Instituto Federal Fluminense de Quissamã, agradecemos pela oportunidade de fazer valer o direito à educação escolar quilombola — uma educação diferenciada e necessária para que possamos viver, de fato, a equidade racial”, concluiu.
Os professores participantes aprofundaram seus conhecimentos em quatro módulos temáticos, que incluíram oficinas práticas. O primeiro módulo abordou o tema “Conhecendo a Política Nacional de Equidade, Educação para as Relações Étnico-Raciais e Educação Escolar Quilombola (PNEEQ)”. O segundo módulo explorou “As potencialidades das artes para a educação antirracista”. O terceiro mergulhou em “Memórias, saberes e diversidade cultural”, e o último foi dedicado ao tema “Mulheres quilombolas”.
A cerimônia de encerramento contou também com a presença da coordenadora de Gestão Pedagógica, Verônica Carvalho; da coordenadora adjunta, Jéssica Barreto; e da professora Débora Lima (CulinAfro/UFRJ).





