Em uma iniciativa da Prefeitura de Quissamã, via Secretaria Municipal de Educação, o município realiza nesta terça-feira (29) e quarta-feira (30), novas ações do Projeto Escola Antirracista, com o ciclo de apresentações do livro “O Cabelo de Rebeca e o Ninho do Passarinho”, conduzido pela escritora e professora Renata Felício.
Nesta etapa, a abordagem é direcionada aos alunos da Educação Infantil ao 5º ano de escolaridade, com o objetivo de trabalhar as relações étnico-raciais, utilizando uma linguagem lúdica e acessível ao público. Na fase inicial, os alunos do 6º ao 9º ano de escolaridade também receberam a proposta do projeto.
“É fundamental que nossas crianças cresçam entendendo a importância da diversidade e do respeito às diferenças. Em Quissamã, esse trabalho é realizado tendo como base as suas origens quilombolas e tradições”, ressaltou a secretária de Educação, Helena Lima.
A E.M. Professora Tânia Regina Paula foi a unidade escolhida para receber turmas da E. M. Sementes do Futuro, E.M. Professora Regina Celi Passos, E. M. Professora Nelita Barcellos dos Santos, E. M. Ignácio Hugo de Souza, E. M. Carlos Roberto Cruz Filippino, EM. Felizarda Maria Conceição de Azevedo, E.M. Professora Délfica de Carvalho Wagner, E.M. Professor Miguel Ângelo da Silva Santos e E. M. Professora Maria de Lourdes de Castro Ribeiro.
A coordenadora de Gestão Pedagógica, Joelma Passos, abordou a proposta: “O projeto é inspirado na Lei Federal 10.639/2003 e busca inserir de forma efetiva o debate sobre questões raciais nas escolas”, disse.
Já a escritora Renata Felício falou sobre a relevância da educação na transmissão das mensagens. “Por meio da literatura, conseguimos abordar temas complexos de maneira que as crianças possam compreender e refletir sobre eles. Estar em Quissamã é uma grande experiência, um município forte e com enorme riqueza cultural”, destacou a escritora.