Rua Conde de Araruama, 425 – Centro Quissamã – RJ – Cep: 28.735-000

Secretarias

Nota Fiscal

Transparência

Diário Oficial

Serviços

Ouvidoria e E-sic

Tempo Agora

  • Home
  • Quissamã com ações no Dia Mundial do Combate à Tuberculose

Quissamã com ações no Dia Mundial do Combate à Tuberculose

A cada ano, em 24 de março, é celebrado o Dia Mundial do Combate à Tuberculose para aumentar a conscientização sobre as consequências devastadoras à saúde desta doença e intensificar os esforços em diagnosticá-la precocemente. A Secretaria de Saúde de Quissamã, por meio do Programa de Hanseníase e Tuberculose, realizou na manhã desta quinta-feira, no Centro de Saúde Benedito Pinto das Chagas, uma ação para aproximadamente 50 profissionais da saúde de diversos setores.
A atividade serviu também como integração, já que novos colaboradores chegaram para somar e agregar ainda mais valor as equipes. A enfermeira responsável pelo programa, Ruthméia Nunes, abriu a palestra falando sobre a necessidade dos colaboradores como um todo, ajudarem nesse primeiro contato e formarem uma rede de atendimento, de acolhimento e até encaminhamento.
“A questão pôde ser esclarecida na dinâmica em que uma bola era jogada de um, para o outro e quem pegava, tinha que dizer uma palavra sobre a doença, como: cansaço, emagrecimento, tratamento, tosse, acompanhamento, informação, medicação, vulnerabilidade, entre tantas outras. Numa brincadeira aparentemente boba, conseguimos aprender algo, esclarecer dúvidas e perceber que um setor depende do outro para o funcionamento de ponta”, declarou Ruth.
A tuberculose pulmonar é uma doença grave, que em 80% dos casos se aloja nesse órgão e é provocada por uma bactéria (bacilo de Koch), podendo ser fatal. Além do sistema respiratório, a tuberculose também pode afetar outros locais como ossos, testículos ou qualquer lugar do corpo humano.
Marcus Vinícius Miranda, infectologista, falou sobre não poder esperar que a pessoa tenha todos os sintomas, para começar a tratá-lo, sobre a necessidade de em muitos casos, a família se comprometer mais com o paciente e além de cuidar, supervisionar a medicação, pois alguns não aceitam o diagnostico, boicotando o tratamento.
“Os usuários por vezes, não tem a dimensão que eles podem contaminar a família toda. Aqui no município não temos esse tipo de caso, pois o programa é proativo, não permite que o paciente abandone o tratamento. Não há negligenciamento em Quissamã. Precisamos pensar na saúde da coletividade”, finalizou o infectologista.
A mesma atividade também foi realizada, só que na parte da tarde, para os profissionais do Hospital Municipal Mariana Maria de Jesus. Já nas Unidades de Saúde da Família – USF de Mathias, Pindobas e Alto Grande, as equipes multifuncionais realizaram atividades educativas para os usuários, esclareceram dúvidas e distribuíram panfletos.
SERVIÇO:
25/03/2022
* USF Centro às 8h30 – Atividade Educativa sobre Tuberculose.

31/03/2022
* CRAS – Centro de Referência de Assistência Social de Barra do Furado às 8h – Atividade Educativa sobre Tuberculose.

Galeria de Fotos

cadastro enviado com sucesso

Seu Cadastro foi enviado com sucesso e será analisado por nossa equipe.